A Fé através de alguns cliques

Luz, câmera, fé e muita devoção foi o que moveu os alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda na 11º procissão fotográfica. Eles acompanharam e fotografaram milhares de devotos a Nossa Senhora da Penha na Festa da Penha 2017.

Orientados pelas professoras Zanete Dadalto de Fotojornalismo e Emília Manente de Redação Jornalística, os alunos fizeram a cobertura fotográfica do evento, acompanhando de perto a Festa da Penha 2017 e algumas das romarias que fazem parte da maior festa religiosa do Espírito Santo, e a terceira maior do Brasil. Nela, os alunos puderam sentir de pertinho a experiência de cobrir um evento de grande importância para os capixabas, vivenciando grandes experiencias de fé. Veja as fotos da Romaria das Mulheres, Travessia da Imagem de Nossa SenhoraRomaria dos Homens e a Romaria dos Militares.

Uma pessoa importante na construção disso tudo foi a monitora Mônica Oliveira, que auxiliou os alunos na hora de tirar uma foto, no busca pelo ângulo certo, no manuseio da câmera ou até mesmo na escolha do melhor momento.

Exposição de fotos no Convento da Penha

A aluna Bárbara Caldeiras, estudante do terceiro período de jornalismo além de realizar a procissão, foi estagiaria da exposição “Fé no Espírito Santo: 10 anos de Procissão Fotográfica” e nos contou um pouquinho da sua experiencia.

A minha experiência quanto estagiária foi muito boa, eu pude ver o que eu não imaginava durante esses nove dias de exposição, conheci histórias de pessoas incríveis e principalmente as histórias de quem estavam naquelas fotos, foi gratificante ouvir tudo isso, pois conseguimos descobrir a história por de trás da foto ”, contou a estagiária

Festa da Penha 18 de Abril

Exposição dos alunos de Comunicação da Faesa no Convento da Penha/ Foto: Bárbara Caldeiras

Fé e emoção foram duas coisas que não faltaram na experiência da aluna nesses nove dias, através das fotos que ela e todos os alunos tiravam, eles puderam sentir um pouquinho do que é a procissão e conhecer a verdadeira história por trás daquelas imagens e se apaixonar ainda mais pela Festa da Penha.

Festa da Penha 18 de Abril

Exposição dos alunos de Comunicação da Faesa no Convento da Penha/ Foto: Bárbara Caldeiras

O trabalho dos alunos resultou em muita aprendizagem e expectativas para os próximos anos, como contou nossa entrevistada, que não vê a hora de poder ajudar novamente. A Procissão Fotográfica é um projeto que faz parte do calendário do curso de comunicação e os alunos esperam, ansiosamente, para participar da cobertura.

Foi uma experiência que agregou muito valor, espero poder ajudar na próxima e também encontrar fotos minhas expostas.” Bárbara Caldeiras