Criatividade em ação

O curso de Comunicação Social da Faesa conta com um grupo focado em criatividade. O Núcleo de Criatividade Digital (NCD) surgiu em 2014 como uma resposta à demanda do curso de Publicidade e Propaganda por projetos de pesquisa. O coordenador do NCD é o professor Felipe Tessarolo que, junto à professora Marilene Mattos, na época coordenadora do curso de Comunicação Social, escreveram e encaminharam a proposta para o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura (NUPEC).

A proposta do NCD é refletir sobre as teorias da cibercultura, cultura da convergência e outros temas abordados na disciplina de Estudos Contemporâneos da Publicidade. O grupo foca suas análises na influência dessas teorias no mercado da comunicação, do entretenimento e dos produtos que consumimos. O professor Felipe Tessarolo diz que a ideia é “olhar a sociedade pelo viés da cibercultura”.

O NCD possui três frentes de trabalho: a parte de criação, os textos do blog e as produções cientificas destinadas à participação em congressos da área de comunicação, tudo isso relacionado ao que os alunos estudam em sala de aula. A proposta é aproximar o aluno da realidade do mercado, praticando no Núcleo de Criatividade Digital aquilo que é visto em sala de aula. Além disso, essas produções contribuem para o desenvolvimento do portfólio dos participantes. A ideia, além de gerar conhecimento, é preparar os alunos para o mercado de trabalho, além de ajudar o estudante que tem interesse pela carreira acadêmica com a produção de artigos e outras atividades relacionadas à pesquisa.

capancd2

Arte criada por Amanda Pancheco para uma postagem do blog sobre marketing do futuro

Os alunos participam desenvolvendo textos, artes e campanhas para as diferentes redes sociais do projeto. Para o blog eles desenvolvem um texto, pesquisando artigos e informações que possam fundamentar os assuntos discutidos ali. No Facebook, são exploradas notícias e novidades do cotidiano do mundo da comunicação, do entretenimento e da tecnologia. Além dos textos, os alunos desenvolvem capas para as postagens, tanto do blog quanto do Facebook.

Abaixo temos um exemplo de chamada no Facebook para o texto no blog.

Amadurecimento do NCD

A cada ano percebe-se o desenvolvimento do NCD. Em 2014, o projeto contava com 5 integrantes, e atualmente o grupo está composto por 23 alunos. Luciano de Oliveira (último a direita na foto), discente do sexto período de Publicidade e Propaganda, começou como designer, e atualmente exerce a função de diretor de arte. “Minha expectativa é tentar viver a experiência da rotina de uma agência, e o NCD está me proporcionando essa vivência”, relata Luciano.

13932752_498749733661575_2694699216658529988_n

Equipe do Núcleo de Criatividade Digital em 2016. Foto: Hérlon Mascarenhas

Cristiane Rubim é do 6º período de Publicidade, e está no NCD desde que ele foi criado. Ela entrou como voluntária. Com o desenvolvimento do projeto, ela acabou ganhando uma bolsa de pesquisa, e atualmente coordena a parte de correção dos conteúdos produzidos. A aluna ainda relata como fez para ter uma maior facilidade nas produções de textos do NCD.

Participar do NCD é uma oportunidade muito grande para crescer dentro do curso, produzir academicamente e se destacar na profissão. O ambiente é muito agradável e bastante colaborativo”, conta Cristiane.

Serviço:
O NCD é aberto para os alunos de Comunicação Social da Faesa.
Dias/Horário: Segunda a quinta de 13:00 às 18:00
Local: NAT, laboratório 1.