Nem só de glamour e desfiles internacionais vivem esses profissionais

Esses profissionais amam estar em lojas de roupas e acessórios, nem sempre para consumir, mas para analisar e apreciar as peças, adoram dar dicas de como se vestir aos amigos e familiares. Pensar em roupas é imaginar cortes, ajustes e modelagens. A partir do comportamento do cliente ou de um público alvo, eles criam estilos. Muito mais do que desenho de roupas, essa profissão possui diversas áreas de atuação.

O aluno egresso do curso de Design de Moda e Vestuário pode atuar em muitas áreas. A mais comum e conhecida é a indústria têxtil onde ele é o responsável pela matéria-prima e desenho de estampas. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, criar e estabelecer estratégias de marketing e promoção de vendas.

gifmoda
Os estilos variam com o passar dos anos

De acordo com o InfoModa, o Espírito Santo é palco de dois dos maiores polos de confecções do país, na qual as cidades de Colatina e Vila Velha são os grandes destaques. Dessa forma, o mercado estadual, que é considerado promissor, está aberto a receber novos profissionais e ideias a fim de renovar esse cenário.

Design de Moda e Vestuário

O curso de Design de Moda e Vestuário na Faesa tem duração de três anos e a formação para os alunos é voltada para a experimentação, o empreendedorismo e a tecnologia. Disciplinas como Estudo de Percepção, Design de Superfície, Tecnologia Têxtil , Vitrine e Visual Merchandising, Gestão do Design e Prática Profissional e Empreendedorismo são algumas das matérias que fazem parte da grade na instituição. A ideia é habilitar profissionais com capacidade de análise crítica e desenvolvimento de pesquisas que possam criar peças de vestuário, estampas e acessórios de forma sustentável e criativa. A coordenadora do curso é a mestre Tânia Maria Crivillin.

Mercado de Trabalho: não é só fazer roupas!

No nosso querido Espírito Santo, o setor de moda passa por um processo de amadurecimento e profissionalização. O estado abriga dois dos maiores polos do Brasil: Colatina com 520 empresas do ramo e Vila Velha com 700. A área é bastante concorrida e o mercado local busca casar a tecnologia com criatividade e meio ambiente. O glamour de frequentar os maiores desfiles do mundo pode ser uma etapa a longo prazo e de muito suor. O aluno egresso pode se tornar estilista, produtor de moda, fotógrafo de moda, coordenador, personal stylist, costureiro, produtor têxtil, colunista, blogueiro ou caçador de tendências. Desenhar vestuário e acessórios é só uma das infinidades de opções.

O aluno egresso  Leonardo Loreto criou sua própria marca de roupas e conta como foi a experiência durante o curso e como começou seu contato com o mundo da moda.

Temos aulas práticas e nessas aulas botamos a mão na massa, como estamparia por exemplo, moulage etc. Sempre tive uma relação próxima com a moda desde criança por conta da minha avó que tinha um ateliê de costura e então na adolescência fui me apaixonando mais e entrei na faculdade de moda aos 16 anos e criei a minha marca no mesmo ano”, realata Loreto.

desfileleonardoloreto
Desfile da marca do aluno egresso Leonardo Loreto / Imagem cedida pelo entrevistado

Perfil do Profissional

De acordo com a Faesa, o profissional egresso da instituição deve apresentar as seguintes demandas e conhecimentos:

  • capacidade de reflexão e crítica, com vistas à compreensão de si próprio, do outro e da sociedade de modo mais amplo;
  • senso de oportunidade e de atualização que possibilite perceber o sentido e o rumo das mudanças e, a partir desta percepção, busque manter a atualização e contemporaneidade das ações.

Justin Bieber usa camisa feita por ex-aluno da Faesa

Jadson Júnior é ex-aluno do curso de Design de Moda e Vestuário da Faesa e confeccionou, em 2013, junto com a amiga Renata Henrique, um modelito para ser entregue ao cantor Justin Bieber que estava em turnê no Brasil. A fã conversou com o segurança do artista e conseguiu entregar a camisa mas não imaginava que ele usaria. E não é que o cantor vestiu a roupa?

justinbiber
Justin Bieber usando a blusa que ganhou da Renata Henrique / Foto: site EGO.

Fizemos também uma matéria sobre o Laboratório de Moulage do curso de Design de Moda e Vestuário.

Foto Destaque: GIPHY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: