Alunos apresentam seminário integrado da odontologia

A apresentação do Seminário Integrado da Odontologia aconteceu na tarde desta quarta-feira (13) no auditório central da Faesa e no hall do centro de vivências. Os alunos do curso de odontologia apresentaram suas conclusões sobre os casos estudados durante todo o semestre, sendo que os do primeiro até o terceiro período abordaram casos clínicos elaborados pelos professores, já os do quarto período estudam casos reais da Clínica Odontológica da Faesa, com clientes e procedimentos reais.

 

 

DSC_0065
Seminário Integrado da Odontologia acontecendo no auditório central da Faesa (foto: João Vitor gomes)

Todo o trabalho é acompanhado de perto pelos professores envolvidos. A coordenadora do Curso de Odontologia, Carla Letícia Alvarenga Leite, explica que essa é uma forma que os professores encontraram de praticar a interdisciplinaridade dentro do currículo.

A cada semestre os alunos recebem casos clínicos elaborados pelos professores, alguns deles casos reais da clínica odontológica da Faesa. Eles precisam relacionar todas as disciplinas estudadas até então e aplicar aquele caso”, explica a coordenadora.

Ela também ressalta a importância desse tipo de prática no curso, para uma melhor formação do aluno. “A formação dos nossos alunos é para que ele se forme um cirurgião dentista, um profissional da área de saúde, e nessa atividade o objetivo dele é atender as pessoas. Para que ele tenha essa competência, é preciso saber somar tudo o que ele aprende no campo teórico e aplicar na prática. O nosso objetivo é que ao se deparar com esses casos, ele tenha competência para realizar serviço”, conclui Carla.

DSC_0064
Trabalho das alunas de Odontologia Nathália e Thalita (foto: João Vitor gomes)

Nathália Casteglione, 22, estudante do quarto período do curso de Odontologia explica como funciona a apresentação dos banners do seu período “Falamos das lesões dos pacientes e depois o nosso relato do caso, junto com alguns aspectos clínicos, apresentamos algumas imagens do caso, nossa conduta e a conclusão. Aprender na prática é bem melhor que na teoria”, relata Nathália.

A professora de Estomatologia e Imaginologia, Fabiana Bombarde, revela que na apresentação dos seminários do quarto período ocorreram mudanças. “Até o ano passado esses trabalhos eram apresentados de forma oral em sala de aula também com uma banca. Esse ano na reunião com a coordenadoria tivemos outra ideia que são os banners, até pra tornar mais social e prático. Estamos todos felizes com os resultados e os alunos também. Eles tiveram bastante desenvoltura e criatividade no projeto”, afirma Fabiana.

DSC_0059
Professora Fabiana Bombarde avaliando os banners do quarto período (foto: João Vitor gomes)

Ela também vê esse tipo de trabalho como algo positivo para o desenvolvimento dos alunos no curso. “Vejo como a conclusão de um trabalho que eles realizam em sala de aula e na clínica, então eles tem toda a parte inicial, científica, descritiva, de conceitos, plano de tratamento e assim sucessivamente, e conseguem colocar os conhecimentos adquiridos na prática e traduzindo o caso, expondo ele desde o exame clínico até o plano de tratamento, conclusão do caso e o prognóstico”, confirma Fabiana.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: