Contabilizando e organizando negócios

O contador trabalha em um mercado muito dinâmico, o de negócios. Nesse meio é preciso sempre se atualizar e ter muita atenção, ou seja, não dá para ficar
papando mosca. O profissional de Ciências Contábeis atua em empresas públicas ou privadas de vários segmentos, nelas ele é o responsável por toda organização financeira.

giphy (4)Ele controla e coordena os registros de compras, vendas, aplicações e investimentos para ter uma visão precisa do patrimônio (e garantir que falcatruas não sejam cometidas), também interpreta eventos econômicos para aconselhar os dirigentes da companhia na tomada de decisões, assim como o Alfred faz com o Batman. Para manter sempre essa organização o profissional precisa registar todas as atividades financeiras, escrever relatórios e elaborar o balanço patrimonial, logo, concluí-se que esses seres humanos não devem ser desorganizados.

Para trabalhar como Contador é preciso ter um registro no Conselho Regional de Contabilidade, assim como os advogados eles fazem uma prova para conseguir o registro. A demanda para esses profissionais é grande e o leque de atuação é muito amplo.

Ciências Contábeis

O curso na Faesa tem nota máxima no ENADE e é um dos cinco melhores do país, tem toda a grade curricular adaptada ao padrão contábil internacional Internacional Financial Reporting Standards (IFRS). Regulado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, oferece projetos de prática contábil, integração curricular com disciplinas profissionalizantes e possibilita a dupla formação (Ciências Contábeis e Administração) com mais um ano e meio de estudo.

Mercado de Trabalho

Um profissional da área de ciências contábeis pode trabalhar em diversos setores: Tributação; Recursos Humanos; Gerência Financeira; Perícias Judiciais e Contábeis. Dentro desses setores ele pode atuar como contador executivo, analista , controller, auditor, perito, empresário e consultor.

O mercado de trabalho está bom-ban-do para quem pretende trabalhar na área de contabilidade. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o curso de Contabilidade tem taxa empregabilidade equivalente à 93,87%.

Perfil do Profissional

Ter senso de responsabilidade e ética é importante para ser um bom contador, porque lidar com questões financeiras é complicado e qualquer errinho pode acarretar em multas e prejuízos (muito cuidado, qualquer deslize a Rihanna vai atrás de vocês).giphy.gif

É importante também que o profissional da área esteja sempre bem atualizado com relação às leis do país, acompanhando mudanças que afetam o mercado e a legislação, como por exemplo o recolhimento de impostos.

Ser organizado e disciplinado ajuda o contador a desempenhar suas atividades (futuros contadores atenção: não se atrapalhem) e por fim, mas não menos importante, ter afinidade com números é uma importante característica de um contador (mas acho que disso vocês já desconfiavam).