Você sabe o que é o feriado de Corpus Christi?

A festa de Corpus Christi é uma celebração católica que surgiu no século XIII para comemorar o sacramento da Eucaristia, Corpo e Sangue de Jesus. Os devotos tem a eucaristia como centro da vida cristã, para eles é por meio dela que Deus se faz presente como alimento e remédio para a alma.

A história da celebração tem início na Bélgica quando a freira Juliana de Mont Cornillon tinha visões nas quais Jesus pedia uma celebração em honra da Eucaristia. Porém a festa só se consagrou quando ocorreu o chama Milagre Eucarístico. Durante a celebração de uma missa em Bolsena na Itália, quando o Padre Pedro de Pagra levantou a hóstia consagrada e começaram a pingar gotas de sangue dela. Dizem que isso aconteceu porque o Padre duvidou da presença real de Cristo na Eucaristia.

A partir desses acontecimentos o Papa Urbano IV reconheceu de forma oficial a celebração, no ano de 1264, e ordenou que fosse feita uma procissão de Bolsena a Oriveto para transportar as relíquias do milagre. Quando o Papa se encontrou com a procissão na entrada de Oriveto ele pronunciou de frente as relíquias as palavras “Corpus Christi”, que significam corpo de Cristo.

Tapetes

img-corpus-christi_01

Voluntários trabalhando na confecção de um tapete no Espírito Santo Foto: Prefeitura Municipal de Cariacica

A tradição de confeccionar tapetes e enfeitar as ruas para a Procissão é uma manifestação popular de arte, surgiu em Portugal e veio para o Brasil com a colonização. Os fiéis tem esse costume porque eles acreditam que Deus está presente na procissão se manifestando pela eucaristia, então é uma forma de honra-lo na recepção.

Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia e normalmente fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice. Para a confecção dos tapetes de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores, tampinhas de garrafas, entre outro materiais coletados pelas comunidades.

A confecção costuma ser organizadas pelas paróquias e feita por fiéis voluntários, em alguns lugares os preparativos tem início na madrugada de quarta-feira, por conta da grandiosidade e da quantidade dos tapetes.

img-corpus-christi_06

Exposição dos Tapete e Procissão em Castelo, no Espírito Santo                                                        Foto: Prefeitura Municipal de Castelo

O Espírito Santo é famoso pelos tapetes feitos no município de Castelo. Os moradores da cidade passam a noite antes da festa confeccionando os tapetes, à espera dos turistas que prestigiam esta grande festa da fé. No ano passado, cerca de 50 mil turistas compareceram ao município.

Foto destaque: Tony Winston/Agência Brasília