Lumiar: valorizando a gestação através das câmeras

No dia 09 de junho, uma sexta-feira, aconteceu mais uma edição do Lumiar, que é um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da FAESA em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV). O projeto é voltado para a saúde emocional e afetiva de gestantes de baixa renda, residentes nos bairros próximos da Faesa, na região da grande São Pedro e Santo Antônio. Ao todo foram 13 gestantes fotografadas.

DSC_0002

Momento de produção das futuras mamães (foto: arquivo do Projeto Lumiar)

O projeto tem como objetivo fotografar as gestantes num estúdio fotográfico utilizando as técnicas de embelezamento e composição característicos da fotografia publicitária. A ideia é valorizar as formas de seus corpos, contribuindo para a melhoria da autoestima e qualidade de vida da gestante.

Na gravidez a mulher passa por profundas transformações corporais e emocionais, as quais se relacionam intimamente. Ansiedade, alterações de humor e sentimento de incapacidade frente ao papel de mãe são frequentes durante a gestação, tornando a mulher mais vulnerável.

DSC_0011

As gestantes são maquiadas antes da sessão de fotos (foto: arquivo do Projeto Lumiar)

A atividade funciona também como um grande laboratório, uma residência em Fotografia Publicitária, proporcionando aos alunos a prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula e orientados pela professora Zanete Dadalto. A metodologia de aprendizagem utilizada desperta o interesse, o envolvimento na produção e no desenvolvimento do projeto.

Legião da Boa Vontade social

A LBV desenvolve um trabalho com as gestantes, denominado, Programa Cidadão-Bebê, que promove a melhoria da qualidade de vida da criança e da futura mamãe. Este programa é desenvolvido Centro Comunitário de Assistência Social que a gestante está cadastrada. Por meio deste programa, a instituição assiste gestantes e mulheres com filhos de até 1 ano de idade, proporcionando reflexão e troca de experiências sobre o processo gestacional, além do acompanhamento das famílias.

Essa ação visa ainda ao desenvolvimento e equilíbrio das relações familiares, por isso oferece também atendimento social, encaminhamentos para especialistas, palestras, terapias de apoio, visitas domiciliares, confraternizações, além da entrega de enxovais. As gestantes são selecionadas pela LBV, participam do projeto Cidadão Bebé, e são atendidas pelos estagiários de Psicologia da FAESA e no final do processo são levadas ao estúdio fotográfico onde são produzidas e fotografadas.