#FaesanoIntercom – um novo jeito de receber os calouros

Depois de toda a pressão e as dúvidas do fim do Ensino Médio, ingressar no ensino superior elimina a insegurança do dia-a-dia, não é verdade? MENTIRA! Novas dúvidas surgem e os chamados calouros precisam de muita orientação para encontrar seu caminho nesse novo espaço de estudos. Pensando em como receber bem essas pessoas, os estudantes de jornalismo da Faesa, Anna Luiza Galon, Geisa Andrade e Kennedy Cupertino criaram um projeto que foi aprovado para apresentação no Congresso Sudeste 2017 da Intercom!

Esta é a última reportagem de nossa série de matérias sobre os 11 trabalhos da Faesa aprovados para apresentação no evento. Um recorde! 🏅

A ideia do projeto surgiu durante as aulas da disciplina de Comunicação Organizacional I, ministrada pela professora Mirella Bravo. Nela, os alunos precisam atender a um cliente real e propor ações de comunicação interna. Neste caso, a coordenação dos cursos de Comunicação Social da Faesa foi a atendida.

recepcao-calouros-5

Veteranos fizeram até transmissão ao vivo nas redes sociais para tirar dúvidas de calouros

Depois de um encontro com o coordenador dos cursos, Paulo Soldatelli, o grupo formado por Anna Luiza, Geisa e Kennedy percebeu espaço para propor um projeto de recepção a calouros. “Fomos a campo para realizar uma pesquisa com os alunos e saber como a instituição estava trabalhando a recepção. A pesquisa apontou um oportunidade de trabalho nessa área”, explica Kennedy.

Como durante a entrevista com o coordenador ficou claro que entre os principais valores da Faesa está o “acolhimento”, a equipe decidiu que esse seria o aspecto central do projeto de recepção. E a ideia proposta pelo grupo durante as aulas de comunicação organizacional, no final do ano passado, foi tão boa que o projeto saiu do papel no começo do ano letivo de 2017.

recepcao-calouros-2

Calouros tiveram oficina com o professor de telejornalismo William de Oliveira

“Para isso, integramos os alunos de Publicidade e Propaganda. Eles acrescentaram novos valores para o projeto e apresentaram novas ideias. A participação deles foi primordial e criou uma integração entre os próprios veteranos”, Kennedy complementa.

Como ser um anfitrião ainda melhor?

O processo de recepção foi dividido em três etapas:

✅ Apadrinhamento – alunos veteranos passaram a ser madrinhas e padrinhos dos calouros. O contato inicial aconteceu por Whatsapp com uma mensagem de boas-vindas. Na prática, a criação de uma ponte para que o novo aluno tire suas dúvidas antes de começar a estudar. Os novatos ainda puderam consultar o perfil @calourosfaesa no Instagram. Por meio destas ações, os calouros foram avisados sobre as datas de início das aulas e do evento de recepção;

✅ Boas-vindas – comida, música, troca de ideias e apresentação dos cursos pelos próprios alunos veteranos selaram o contato inicial, agora pessoalmente. Em vídeos, os professores dos cursos de comunicação da Faesa foram apresentados:

Ao final, os calouros foram apresentados ao coordenador Paulo Soldatelli e se dividiram em dois grupos para oficinas rápidas de fotografia e telejornalismo. No dia seguinte, as boas-vindas continuaram com um aulão sobre criatividade com o professor Vitor Mazzei.

✅ Criando relações – depois dos eventos, o contato entre veteranos e calouros continua com troca de fotos das boas-vindas e acompanhamento ao longo do semestre. #ChequeMate

E os resultados têm aparecido.

Os calouros gostaram bastante do projeto. Mais até do que a gente tinha imaginado! O número de calouros integrados nos projetos de extensão cresceu. Há calouros que já estão estagiando na TV Faesa, no Faesa Digital [como a pessoa que escreveu esse texto 😁] e isso é um dos resultados do projeto”, aponta Kennedy.

Agora, rumo ao Intercom Sudeste 2017, o grupo está, além de feliz, mais unido. “Ser aprovado foi enriquecedor. A experiência está sendo boa com todos os preparativos e o friozinho na barriga. O mais difícil já passou. Agora é a apresentação. Esse trabalho está nos deixando mais fortes tanto na amizade quanto para o mercado de trabalho”, diz.

recepcao-calouros-4

Veteranos acompanham calouros em visita ao estúdio de telejornalismo da Faesa

O Intercom Sudeste 2017 acontece desta quinta-feira (22) ao sábado (24) na cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. A programação completa já foi divulgada.

O Faesa Digital deseja a todos os alunos e ex-alunos da Faesa que participarão do evento muita sorte. Estamos morrendo de orgulho de vocês, gente! 😍