Rememando Ice bucket challenge

Parece que no ano de 2014 o banho foi mais gelado para alguns, aos que entraram no viral da época conhecido como “Ice bucket challenge” ou no nosso bom e velho português, “Desafio do balde de gelo”.

matt-cutts-gif-ice-bucket-1408709535

O desafio foi uma campanha solidária para ajudar a ALS Association, uma organização americana que não possui fins lucrativos, para arrecadação de fundos para financiar pesquisa e ajudar pacientes com a Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig.

O que é Esclerose Lateral Amiotrófica?

É uma doença degenerativa do sistema nervoso, que leva a paralisia motora progressiva, irreversível de maneira limitante. A doença tem como característica a degeneração progressiva dos neurônios motores no cérebro (neurônios motores superiores) e na medula espinhal (neurônios motores inferiores) no momento atual não se conhece a causa específica da doença.

Mas Brasil, por que o banho com água gelada?

Segundo a gerente executiva e social Élica Fernandes, da Associação Brasileira de Esclerose Amiotrófica o gesto é simbólico, pois receber o diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) é como receber um balde de água gelada na cabeça pois a doença é rara e não tem cura.

A campanha ganhou grande repercussão quando o fundador do Facebook Mark Zuckerberg  gravou um vídeo tomando o banho gelado e desafiou o criador da Microsoft Bill Gates 

E para Bill Gates não foi apenas um balde de gelo

Separamos 10 desafios de alguns famosos que entraram na “brincadeira”

 

Com algumas pessoas o desafio não deu muito certo, mas tentaram né? (risos)

A ALS Association revelou que o desafio do balde de água gelada arrecadou USD 115 milhões, dos quais USD 77 milhões foram direcionados para pesquisas sobre a doença.

Parece que o resultado foi bom, né?