TCC a longa distância

TCC_Cleidiomar
Cleidiomar e a banca examinadora durante a transmissão

O aluno do curso de Jornalismo da Faesa, Cleidiomar Dalmasio, produziu e defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso direto de Londres.A orientação do trabalho ficou por conta do professor Felipe Dall’Orto e toda ela foi realizada via internet, utilizando programas e redes sociais de comunicação como o Skype, Whatsapp e o Facebook.

O trabalho do Cleidiomar é um documentário sobre a história de brasileiros que se mudaram do país e foram para a Inglaterra. O objetivo do TCC dele é demonstrar as expectativas que essas pessoas  tinham quando se mudaram e o que alcançaram até agora. A escolha do tema partiu das dúvidas sobre imigração que assolam quem tem vontade de deixar o Brasil e da experiência do autor no assunto, já que Cleidiomar havia vivido em Londres durante alguns anos.

Com o tema decidido ele construiu o documentário a partir de entrevistas e para isso ele fez uma pesquisa para encontrar alguns brasileiros que estão na Inglaterra, alguns com meses de estadia e outros que se mudaram a muitos anos atrás. O intervalo de tempo é de uma semana a dezoito anos de residência no exterior. Com isso ele teve relatos bem variados, podendo retratar melhor os diferentes perfis dos entrevistados e de suas vidas pós imigração.

Para o Cleidiomar era muito importante que as pessoas estivessem confortáveis durante a entrevista, e por isso ele optou por gravar na casa de cada uma delas. Assim ele também conhecia melhor seus entrevistados e possibilitava que as identidades deles fossem mostradas com mais amplitude.

As partes mais difíceis para o formando foram a edição e a emoção sentida durante as entrevistas.  Os assuntos abordados nas conversas muitas vezes já tinham sido vivenciados por ele, então ao falar da saudade do Brasil todos caiam em lágrimas. Já a parte da edição foi complicada, porque se dependesse só dele ele não cortaria nada! Para editar ele contou com a ajuda da amiga Ludh-Mila Freitas, que estava aqui no Brasil. Ela recebeu todos os arquivos via WeTransfer e pôs as mãos na massa.

Defesa do Trabalho

A apresentação foi feita por Skype, a banca examinadora estava na sala 313 da Faesa e o Cleidiomar estava na sua casa em Londres, na Inglaterra.

TCC_Clei
Momentos de preparação da transmissão

A banca foi composta pelo coordenador dos cursos de Comunicação Social, professor Paulo Sodatelli, e pelos professores Felipe TessaroloFelipe Dall’Orto (orientador do trabalho). Eles contaram com a ajuda da técnica de laboratório Luciene Batistuta, que preparou os equipamentos para a transmissão.

A defesa a distância fez com que algumas coisas fossem um pouco diferentes. Na hora da banca discutir em privado sobre o trabalho foram os professores que saíram da sala (geralmente é o contrário), tudo para manter a conexão sem nenhum problema. Apresentação e considerações feitas, fim da experiência e deu tudo certo, o aluno foi aprovado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: