OITNB está entre uma das melhores produções da Netflix

Orange Is The New Black (OITNB) é uma série original da Netflix inspirada no livro que conta a história da vida de Piper Kerman. 

A protagonista Piper Chapman fazia parte da classe média alta americana, loira e de olhos azuis, foi parar na cadeia por se envolver em um esquema de transporte de drogas chefiado por sua ex-namorada Alex Vause, importante peça no cartel do tráfico americano. Piper como protagonista não é a personagem mais cativante do elenco, mas o que vale a pena ser avaliado na série é o contexto em que estão as atrizes dos núcleos afro-americano e latino, além de toda a questão da violência policial.

A série mostra o dia-a-dia na prisão e ao mesmo tempo apresenta partes da vida de uma detenta por episódio. Além da história principal, cada personagem tem uma história própria que é mostrada através de flashbacks tornando a história de cada uma, que pode parecer previsível em alguns momentos, surpreendente e envolvente. O ponto positivo da série é que os problemas mostrados ali são coisas que podem acontecer com qualquer uma. Muitas foram presas injustamente por envolvimento com traficantes ou a presença no lugar errado e na hora errada.

Há críticas que julgaram as personagens como estereotipadas, mas percebe-se nos flashbacks, que a condenação, a personalidade e os crimes cometidos (ou não) são um conjunto do que cada uma viveu na infância. Algumas percebem que a realidade que viveram fora da cadeia é pior, muitas delas acabam, simplesmente, voltando para o presídio de Litchfield. Encontramos na série personagens transsexuais, mulheres com distúrbios mentais e a questão da overdose que é retratada também.

Vale a pena falar delas!

“Crazy Eyes” – Suzanne Warren (Uzo Aduba

olhos loucos orange is the new black
A personagem tinha essa reação quando estava diante de uma situação que não gostava / Foto: GIPHY.

Adotada por um casal branco que acreditava ser infértil, mas dois anos após a adoção conseguiram gerar um filho. Suzanne ainda no hospital não consegue entender o “milagre” e já demonstra um comportamento considerado estranho. Os problemas mentais da personagem ficam óbvios a partir daí.

 Sophia Burset (Laverna Cox)

sofia burset orange is the new black.gif
Sophia trabalhava no salão do presídio antes de ser levada para solitária.

Interpretada por Laverna Cox, Sophia é uma personagem negra e trans. Em um dos flashbacks, Sophia aparece trabalhando no corpo de bombeiros onde aproveitava para fotografar cartões de crédito das pessoas socorridas. Era casada com Crystal e tinha um filho chamado Michel com quem teve uma relação difícil. Foi presa por furtos de cartões de créditos.

 

 

Taystee (Danielle Brooks)

taystee orange is the new black.gif
É a personagem preferida entre as pessoas que assistem por ter um comportamento bem humorado.

No flashback de Taystee, ela aparece na frente de uma linha escrita “adoção negra”. Vee aparece com uma proposta indecente e ela recusa. Mais para frente, consegue emprego em uma rede de fast food até ser demitida e ter que recorrer a Vee. Em pouco tempo de convivência com R.J., menino que vivia com Vee, construiu uma relação de irmandade e quando o jovem foi assassinado a tiros pela polícia, Taystee acabou sendo incriminada por tráfico de drogas que sua tutora fazia. Acabou sendo presa injustamente.

Irmã Jane Ingalls (Beth Fowler)

jane ingells orange is the new black.gif
Irmã Jane na cena do último episódio da 3ª temporada em um sinal de liberdade

Jane era freira e foi depois que entrou para o convento que começou a participar de protestos. Em um dos seus flashbacks, ela invade uma propriedade e joga sangue falso enquanto outras pessoas fotografam. Logo depois, sentada com um pastor, apresentou um livro que explicava o porquê dela não ser uma “freira padrão”. Deixou de receber ajuda da igreja e foi presa por invasão.

Sem spoillers! Assista um trecho da 4ª temporada e se apaixone por essa série que está entre uma das melhores produzidas pela Netflix.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: