ODONTOPEDIATRIA, você conhece?

O curso de Odontologia trás diversas especialidades para o profissional seguir (confira quais as outras áreas aqui), é de escolha dele qual área deseja atuar e como deseja e agora vocês conhecem mais uma delas.

O cuidado com a saúde bucal começa logo cedo, nossas crianças são o futuro dos sorrisos. Pensando nelas, apresentamos a vocês a Odontopediatria. Os profissionais dessa área, não só ajudam na prevenção das cáries, mas também na retirada dos dentes de leite das crianças e claro, como é o jeito correto para a escovação.

O acompanhamento dos profissionais dessa área acontece em conjunto com os pais, que desde cedo devem levar as crianças ao dentista para que sejam feitas todas as análises e diagnosticar possíveis problemas futuros. O acompanhamento deve ser feito em toda fase de desenvolvimento da criança.

Como cuidar os dentinhos das crianças?

dente.pngOs dentistas especializados nessa área vão orientar na escovação e o controle da placa bacteriana além da aplicação tópica de flúor e selante.

Além de todos esses acompanhamentos e processos que são realizados, os dentistas indicam alguns passos essencial para uma boa saúde bucal, são eles:

  • Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e na gengiva.
  • Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental).
  • Ir ao dentista para exames regulares.

Todos esses cuidados irão fazer com que a criança não sinta vergonha de exibir seu sorriso e como consequência, seu convívio com os amiguinhos e sociedade ficam melhores. Alguns especialistas dizem que o sorriso é a ferramenta principal para a conquista de um futuro melhor, e afeta sua vida pessoal como a profissional e nada melhor que começar o tratamento logo cedo, né?

O que a alimentação tem haver com a saúde dos dentes e qual a importância do flúor?

Ilustração

Ilustração mostrando os dentes recebendo o flúor

Para o desenvolvimento de dentes resistentes, é importante que a criança tenha uma alimentação equilibrada, contendo uma variação de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.

O flúor é o maior protetor dos dentes das crianças e de qualquer pessoa então é sempre importante que a escovação seja feita com um creme dental que contenha essa substância, trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes e fortalece todos os dentinhos dos baixinhos.