Conheça um pouco sobre o Farol de Santa Luzia

O Farol de Santa Luzia foi construído em 1870 em Glasgow, na Escócia, a pedido de João Maurício Wanderley, conhecido como Barão de Cotegipe, que na época era Ministro da Marinha do Império. A construção foi trazida para o Brasil pelo engenheiro Zózimo Barroso, e entrou em funcionamento em 1871, inaugurada por Dom Pedro II. O farol foi instalado no local com o intuito de orientar as embarcações que transitam entre os portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão, e até hoje é utilizado para a função.

No ambiente, é possível desfrutar de uma vasta área livre, observar construções antigas, conhecer uma exposição de nós de marinheiro e tirar fotos em um deque com um leme que simula uma embarcação.

Fotos: João V. Gomes

Características do Farol

  • A estrutura que comporta o farol tem doze metros de altura, com nove metros quadrados de base;
  • A sua luz é produzida por uma lâmpada de 3.000 watts, que alcança uma distância de quinze milhas náuticas (27,78 quilômetros);
  • É possível ver três municípios da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha e Serra) a partir do local onde o farol está instalado;
  • O local também pode ser chamado de Farol da Ponta de Santa Luzia.

Como visitar

Após ficar dez anos fechado para reformas, o Farol foi reaberto para visitação no ano passado, através de uma parceria da Capitania dos Portos —proprietária do espaço— e a Secretaria de Desenvolvimento de Vila Velha. Estagiários da Prefeitura de Vila Velha orientam os visitantes, que têm acesso ao local de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O horário de fechamento dos portões é às 16h30.

O acesso é livre para grupos de até 25 pessoas, que podem permanecer no local por 20 minutos. Grupos com número maior de integrantes e escolar precisam agendar horário. A entrada é gratuita.

Endereço: R. Fernando Monteiro Lindenberg, 10 – Praia da Costa, Vila Velha – ES, 29101-100
Telefone: (27) 3149-7200

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: