Repercussão do Vitória Moda deve render R$ 21 milhões

O maior evento do setor de moda e vestuário do Espírito Santo deve atingir R$ 21 milhões em negócios neste ano. Com o tema “A História do Jeans”, o Vitória Moda chegou à sua décima edição e recebeu, entre os dias 11 e 13 de julho, cerca de 6 mil visitantes que prestigiaram o evento nos salões do Centro de Convenções de Vitória.

Contando com um salão de negócios, as marcas que desfilaram suas coleções apresentaram ao público peças vistas na passarela, além das empresas que expuseram suas novidades – o molde é o famoso “see now, buy now”, em que o que é mostrado nas passarelas está à venda no mesmo evento.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), José Carlos Bergamin, as vendas deste ano devem superar as de 2016 em 10%.

Este número pode aumentar ainda mais por conta das relações estabelecidas durante a feira. Uma das nossas ações é o programa Inovamoda que tem por objetivo desenvolver o vestuário no Estado”, afirma.

Segundo ele, também são trabalhadas as empresas ao longo do ano, e é prestada consultoria de design e mercado de venda. Bergamin acredita que a margem de superação pode ser ainda maior caso a situação econômica do País melhora. “Para o próximo ano, projetamos mais setores participando da feira, e não apenas os ligados ao vestuário”, retruca. O presidente crê que mais símbolos capixabas devem ter essa oportunidade. “Existem mais produtos que também são de importância econômica e que podem agregar valor ao evento, como o café, a cachaça e o chocolate, por exemplo”, completa.

Famosa no Brasil

O tema deste ano não foi escolhido à toa. Como explica Bergamin, a indústria do jeans do Espírito Santo tem reconhecimento e é famosa no Brasil inteiro. “Não somente o jeans de design diferenciado, mas também o jeans básico. E esta indústria é a que mais contribui para a economia do estado e, assim, a que mais emprega”, esclarece.

Para ele, como o evento tem o objetivo de desenvolver a cadeia da indústria do vestuário, foi lançado o tema jeans para dar real visibilidade nacional do importante setor capixaba.

Premiação

No próximo dia 26 de julho acontece a entrega do troféu “Prêmio Findes de Moda”, em que são eleitos os destaques do Vitória Moda. A premiação tem três categorias: Melhor Desfile; Melhor Estilista; Marca Revelação e o lançamento da Revista Vitória Moda Mag, uma publicação oficial do evento.

Roberta Dessaune, da Premium, e José Carlos Bergamin, da Findes (Foto Cloves Louzada)

Roberta Dessaune, da agência Premium Marketing Promocional, responsável pela organização do Vitória Moda, e José Carlos Bergamin, da Findes (Foto: Cloves Louzada)