O jovem capixaba que se vira como pode para realizar seu sonho

Bazar do Luiz: tudo pelo sonho de trabalhar com crianças da África.

Luiz Felipe Xavier  é morador de Vitória, tem apenas 20 anos e já é muito importante para sua cidade devido ao trabalho que desenvolve com os moradores de rua. Com o projeto “Vamos de Bike”, Luiz começou, há dois anos, a distribuir comida e agasalho para as pessoas moradoras de rua com uma bicicleta emprestada e teve essa ideia após ser questionado, ao dizer que seu grande sonho era fazer um trabalho social na África, sobre ajudar o local que vive.

IMG_1569.JPG
As pessoas olhando as peças do bazar em Jardim da Penha / Foto: Aline Passos

Chegou o dia em que Luiz já estava com as passagens para Uganda, na África, em mãos. “E agora, o que posso fazer por aquelas crianças?”, ele pensou. Foi aí que, além de criar a vaquinha na internet, promoveu o Bazar do Luiz no dia 20 de julho, em Jardim da Penha. Com peças novas e usadas, o preço era facilmente negociado e o único objetivo do bazar era arrecadar dinheiro para comprar remédios, materiais didáticos e brinquedos para as crianças que ele visitará no continente Africano. Toda a mobilização do jovem é feita de maneira independente, apenas com a ajuda dos amigos e das pessoas que se solidarizam com a causa fazendo doações.

IMG_1621.JPG
O megafone era pra chamar as pessoas explicando o objetivo do bazar / Foto: Aline Passos.

Comecei a entrar nos ônibus e pedir ajuda para financiar esse trabalho voluntário em Uganda. Certa vez, uma pessoa me perguntou por que eu iria levar ajuda para tão longe se eu poderia fazer algo pelas pessoas do meu próprio município. Naquele dia eu comecei a pensar como eu poderia ajudar pessoas carentes de Vitória. Foi quando, em 2015, surgiu a ideia de fazer uma ceia de Natal para pessoas em situação de rua”, relata o jovem.

Junto ao “Vamos de Bike”, Luiz criou o “Menino das Cobras” que tem como ideia a conscientização sobre a situação do meio ambiente, ele entra nos coletivos de Vitória vestido de índio, com duas cobras, e fala sobre o tráfico de animais e das aldeias indígenas do estado. Quando Luiz for para a África, a mãe dará continuidade aos projetos do filho fazendo a comida que será distribuída por meio de voluntários.

A experiência que tivemos, eu e Aline, quando fomos ao bazar foi bem incrível. A gente viu no Luiz, de 20 anos, uma coragem e um dom de ajudar que não vimos em quase ninguém. Aliás, acho que nunca vimos. Além da luz de gratidão, humildade e empatia que ele exala. Por isso, destaco a importância de ajudar esses projetos, o Luiz vai pra Uganda dia nove de agosto e todo o dinheiro que está sendo arrecadado com suas iniciativas será para isso, para as crianças africanas.

Serviço
Aqui está a vaquinha para quem puder ajudar o Luiz
Festa Junina do Luiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: