Espaço para músicos autorais no projeto capixaba Fita Demo

logofitademoO Fita Demo foi criado em 2014 pela egressa do curso de Publicidade e Propaganda Victória Dessaune, como trabalho acadêmico para a disciplina de Publicidade e Novos Meios. O projeto funciona como um espaço colaborativo de conteúdo que tem como objetivo estimular a produção autoral através de discussões e ações que promovam o fortalecimento do cenário musical independente.

A publicitária já tinha vontade de trabalhar com músicos autorais e o Fita Demo surgiu de uma conversa com um amigo. “Eu vi que tinha uma deficiência no aspecto de capacitação dos artistas e principalmente deles se verem como uma marca”, conta.

O projeto teve algumas mudanças desde que foi criado.

A maior mudança do projeto foi ter tirado a palavra ‘capixaba’ da expressão ‘músicos capixabas’, não tem diferença do músico daqui para o de outro estado. Tratar eles como iguais fez toda diferença na abordagem e no reconhecimento. É uma banda que está aqui do nosso lado e a gente não sabe”, relata Victória.

Após três anos de existência, o Fita Demo fechou uma parceria com o programa Sorvetinho, da Rádio Universitária, utilizando o espaço também para levar os músicos para entrevistas e divulgação das músicas autorais capixabas. A divulgação do projeto é feita, principalmente, através das mídias socais, por causa da facilidade em alcançar as pessoas. Vitória contou também que a ideia dela é que o projeto seja visto e por isso utiliza todos os recursos que as mídias sociais disponibilizam.

Entrevista completa com a idealizadora do Fita Demo:

#apoieoautoral