Exposição de Ronaldo Barbosa no Palácio Anchieta

1_ca2160817gz615-5243835

Foto: Marcelo Prest (Gazeta Online)

Abrir espaço para cultura é sempre importante, em Vitória, o Palácio Anchieta sempre traz exposições interessantes de conceituados artistas. Dessa vez, o destaque é o capixaba Ronaldo Barbosa com um acervo que será aberto a visitação, devido aos seus 40 anos no ramo da arte e do design.

Ronaldo Barbosa na década de 80 foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nos cursos de Arquitetura e de Design. Chegou a ganhar premiações na época com o vídeo Graúna Barroca, feito na praia do Rio Negro, em Fundão, com elementos culturais e também com a natureza compondo toda a animação.

Barbosa desenvolveu ainda criações em museus pelo Brasil afora, atuando ainda como gestor cultural, função exercida no Museu Vale há 19 anos, em Vila Velha; tendo atuado também no Museu Náutico, no Farol da Barra, em Salvador, no Museu da Liturgia, em Tiradentes (MG), e Museu da Cachaça, em Salinas (MG). Além disso, formulou Centros de Memória para empresas, como os da Chocolates Garoto e Águia Branca.

A sua atuação como designer começou em 1975, e ele tem o feito de ter sido o primeiro capixaba a se formar na área. Fez essa faculdade na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) do Rio de Janeiro. Logo, começou também a desenhar marcas, atingindo a marca de mais de 200 criadas em sua carreira.

A exposição

Empório-das-Artes_Desenho-Ronaldo-Barbosa-Mulheres-doação

Obra de Ronaldo Barbosa

A exposição no Palácio Anchieta mostrará toda a carreira do artista, atrelada com a cultura capixaba e de todos os estados em que Barbosa atuou.

Na mostra, a base de condução será o desenho, já que, segundo o próprio artista, é de se iniciam todos os projetos. As instalações do acervo foram escolhidas por ele e a equipe do seu ateliê – localizado em Morro do Canário, em Aracê, Pedra Azul, região serrana do Espírito Santo. A exposição está dividida em 7 ambientes e conta com mais de 70 obras, iniciando nas suas produções da década de 70 até as suas produções atuais.

Desde as marcas criadas pelo designer e uma série de cinco desenhos (Suíte Pedra Azul) do cartão postal capixaba, até trabalhos produzidos para a Davies Long Gallery, uma renomada galeria de Los Angeles, onde Ronaldo viveu e trabalhou na década de 1980, estarão presentes nessa exibição dos seus 40 anos de carreira.

Quando?
Período:
de 18 de agosto a 12 de novembro de 2017.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.
Entrada gratuita.
Agendamento de visita: (27) 3636-1032.