Levando o livro para casa

Bibliotecas

Em quase toda disciplina tem um livro que o professor acaba indicando para gente se aprofundar no conteúdo, melhorar o vocabulário e conhecer mais sobre determinada teoria e/ou procedimento. Na maioria das vezes não dá para ler na própria biblioteca, né? Mas calma, aqui a gente te ajuda a entender tudo sobre o Empréstimo dos Livros.

Já reparou que a biblioteca é divida por colunas? Pois é, elas são numeradas de 01 ao 13 e ali você encontra os livros divididos por área de conhecimento. Os livros são divididos numa classificação chamada “CDD” (Classificação de Dieu), essa organização permite o aluno saber a área de conhecimento que o livro retrata.

Para encontrar o livro através dessa classificação você analisa os números disponíveis na capa, onde a sequência varia entre “000” e “999” e as letras grafadas, em que a primeira letra significa o último sobrenome do autor e a última letra é a letra do título do livro.

livro

Imagem ilustrativa que explica os números que compõe a chamada do livro / Foto: arte produzida por Eduardo Pagotto

Entre os diversos livros disponíveis no acervo da biblioteca da Faesa, você encontra também a sala dos Periódicos e a bibliotecária Alessandra Patuso, falou sobre ela.

Na área dos periódicos os alunos encontram as revistas cientificas da área de todos os cursos que a Faesa oferece, então, além de livros aqui também tem revistas cientificas que são uma fonte de pesquisa muito importante”, contou Alessandra.

Consulta dos livros

A bibliotecária ainda comentou sobre como consultar os livros disponibilizados na biblioteca.

O aluno pode consultar nosso acervo nos terminais aqui dentro ou então de casa, por meio do site (consulta de acervo) e não só a consulta do acervo mas também a verificação de quais e quantos livros estão na ficha dele de empréstimo”, comentou Alessandra.

Pesquisa

Local de pesquisa dos livros na Biblioteca / Foto: Daniele Canholato

A renovação do empréstimo do livro também pode ser feita pela internet, acessando a biblioteca online.

Imagem

Estantes com os livros a disposição do aluno / Foto: Daniele Canholato

Empréstimo de livro

O empréstimos dos livros para os alunos é de 07 dias úteis (3 livros por aluno) com direito de renovar até três vezes, se não houver reserva. Caso o aluno devolva o livro depois do prazo, será cobrada uma multa de R$1,00 por dia e por exemplar locado.

Os alunos que estão finalizando o curso, cursando o penúltimo ou o ultimo período, ou alunos da pós-graduação, poderão pegar até 5 livros para assim facilitar na construção do seu projeto de TCC, tendo o mesmo prazo de entrega de 07 dias úteis.

Para os cursos EAD (cursos a distancia) o prazo é maior para a entrega dos livros, 30 dias úteis, por ser um curso a distância. Mas é claro, é sempre feito um convite para que os alunos conheçam o espaço físico da biblioteca e desfrutem dos livros.

 

 

Guarda Volume

O estudante que chega para ter acesso ao espaço físico da biblioteca faz o empréstimo de uma chave, que lhe possibilita o acesso de um armário e ali deve deixar seus pertences (mochilas, bolças…) no Guarda Volumes. Essa é uma solicitação que deve ser respeitada por todos.

Vale lembrar que a biblioteca possui uma equipe específica para dar suporte a todos os alunos e ainda auxiliar no encontro do livro desejado.