Texto Longform é uma nova vertente do jornalismo, trata-se de uma matéria mais extensa e que as vezes é separada em capítulos, normalmente usada em grandes reportagens ou em artigos.
Esse tipo de texto, além de longo e bem detalhado, tem como característica uma intensa utilização de diferentes recursos multimídias. O design da matéria é mais dinâmico e bem elaborado. Para isso é necessário o auxilio de toda uma equipe e um investimento em equipamento e profissionais de diferentes áreas, por conta do nível de qualidade das mídias utilizadas.
O UOL TAB, por exemplo, é financiado pelas propagandas que aparecem no site, que varia conforme os acessos na plataforma. A cada segunda-feira, 4,2 milhões de internautas visitam a página do UOL TAB pelo computador e quase 1,5 milhão pelo smartphone.

Em dezembro de 2012 foi lançado o famoso Snow Fall, uma série de publicações do The New York Times sobre uma nevasca nas montanhas Cascade no estado de Washington que ocorreu no inicio do mesmo ano. A matéria é bem extensa e conta com o auxilio de imagens e vídeos de entrevistas, um belo exemplo do texto Longform.

Alguns jornais locais também já estão usando esse modelo, o Gazeta Online tem uma publicação recente sobre cervejas artesanais no estado, que mostra vários lugares que fabricam e como é o processo de produção. Inclusive, o autor da matéria é um aluno de jornalismo da FAESA, Sullivan Silva, que atualmente curso o oitavo período.

A ideia era fazer o internauta navegar pelos possíveis sabores que as diferentes cervejas dos diferentes lugares pudessem proporcionar.” comenta Sullivan.
Sullivan contou também que foram três meses de produção e teve a ajuda de uma equipe para o design da página, mas ele participou de todo o processo para chegar ao formato desejado. E que a vantagem desse formato é reunir elementos didáticos que dialogam com o texto.
O egresso da FAESA, Wing Costa também produziu matérias nesse formato para o Gazeta Online e compartilhou seu ponto de vista sobre o assunto.
Produzir uma matéria nesse sentido é isso, cansativo e gratificante”

Ele nos disse que gosta de explorar novas áreas, portanto, ele mesmo produz o design nas próprias matérias que é onde vem a diferença entre o longform numa plataforma web e uma reportagem especial em jornal. Tudo vira matéria, o layout, a pagina, o design. Apesar do lado bom, o maior desafio é a falta de tempo e a distribuição, pois as vezes é muito trabalho e pouco retorno.
A vantagem desse tipo de formato, para mim, a primeira e maior vantagem é o esgotamento do assunto. E transformar aquilo em algo bom de ler”