Jornalismo Longform é a nova aposta do ciberjornalismo

Texto Longform é uma nova vertente do jornalismo, trata-se de uma matéria mais extensa e que as vezes é separada em capítulos, normalmente usada em grandes reportagens ou em artigos.

Esse tipo de texto, além de longo e bem detalhado, tem como característica uma intensa utilização de diferentes recursos multimídias. O design da matéria é mais dinâmico e bem elaborado. Para isso é necessário o auxilio de toda uma equipe e um investimento em equipamento e profissionais de diferentes áreas, por conta do nível de qualidade das mídias utilizadas.

O UOL TAB, por exemplo, é financiado pelas propagandas que aparecem no site, que varia conforme os acessos na plataforma. A cada segunda-feira, 4,2 milhões de internautas visitam a página do UOL TAB pelo computador e quase 1,5 milhão pelo smartphone.

Print Uol TAB
Crianças Atrás Dos Muros publicado no Uol TAB, usando o formato Longform

Em dezembro de 2012 foi lançado o famoso Snow Fall, uma série de publicações do The New York Times sobre uma nevasca nas montanhas Cascade no estado de Washington que ocorreu no inicio do mesmo ano. A matéria é bem extensa e conta com o auxilio de imagens e vídeos de entrevistas, um belo exemplo do texto Longform.

Print The New York Times
Snow Fall publicado no The New York Times, 2012

Alguns jornais locais também já estão usando esse modelo, o Gazeta Online tem uma publicação recente sobre cervejas artesanais no estado, que mostra vários lugares que fabricam e como é o processo de produção. Inclusive, o autor da matéria é um aluno de jornalismo da FAESA, Sullivan Silva, que atualmente curso o oitavo período.

Print Gazeta Online
Cerveja feita à mão publicada no Gazeta Online, 2017

A ideia era fazer o internauta navegar pelos possíveis sabores que as diferentes cervejas dos diferentes lugares pudessem proporcionar.” comenta Sullivan.

Sullivan contou também que foram três meses de produção e teve a ajuda de uma equipe para o design da página, mas ele participou de todo o processo para chegar ao formato desejado. E que a vantagem desse formato é reunir elementos didáticos que dialogam com o texto.

O egresso da FAESA, Wing Costa também produziu matérias nesse formato para o Gazeta Online e compartilhou seu ponto de vista sobre o assunto.

Produzir uma matéria nesse sentido é isso, cansativo e gratificante”

Print Gazeta Online
Ausência – A dor do luto por suicídio publicada no Gazeta Online, 2015

Ele nos disse que gosta de explorar novas áreas, portanto, ele mesmo produz o design nas próprias matérias que é onde vem a diferença entre o longform numa plataforma web e uma reportagem especial em jornal. Tudo vira matéria, o layout, a pagina, o design. Apesar do lado bom, o maior desafio é a falta de tempo e a distribuição, pois as vezes é muito trabalho e pouco retorno.

A vantagem desse tipo de formato, para mim, a primeira e maior vantagem é o esgotamento do assunto. E transformar aquilo em algo bom de ler”

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s