Alegria e dedicação quando o assunto é estágio

vai

Colecionadora de Barbies e de gatos (de verdade), Marciane Jahring trabalha na FAESA há 16 anos e desde que entrou na instituição atua no Núcleo de Estágio e Emprego. Sempre animada, ela se alegra e sofre junto com os alunos que estão em busca de um estágio. Adora conversar e contar as histórias sobre estágios, algumas com finais felizes e outras nem tanto, que presenciou nessa caminhada de 16 anos atuando no núcleo.

É nítido que Marciane é apaixonada pelo que faz e ainda mais por poder fazer parte dessa etapa tão importante na vida do universitário: o estágio. A Empregabilidade é um dos temas que ela quis destacar durante a entrevista.

A Empregabilidade é um dos pilares da FAESA, tudo que se pode falar sobre isso tem prioridade aqui. Eu gosto muito de falar sobre esse tema porque as pessoas pensam que é só um emprego, mas não, é você se tornar um profissional desejável pelo mercado de trabalho, a preparação que você adquire na sala de aula”.

Em 2016, a FAESA passou a etapa regional e concorreu na fase nacional do Prêmio IEL (saiba mais sobre a história aqui). Marciane foi buscar o prêmio mas não esperava que sairia de lá com o ouro nas mãos. “Eu brinquei com as meninas o seguinte, eu vou lá buscar minha menção honrosa ou o bronze. Fui em busca do bronze porque recebê-lo em uma etapa nacional é além de todas as expectativas que se espera de uma instituição de ensino. É muito”, relata.

Quando iam anunciar o bronze eu já me arrumei na cadeira pronta pra buscar e não éramos nós. Anunciaram a prata e nada também. Aí pensei ‘o que estou fazendo aqui?’. Quando o locutor anunciou o ouro para a Instituição Faesa do Espírito Santo eu nem deixei ele terminar de falar, já estava no palco quase tomando o prêmio da mão dele, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida”.

Prêmio IEL

O Prêmio IEL foi criado em 2007 pelo Institituto Euvaldo Loudi (IEL) e tem duas etapas, a regional e a nacional. Desde o primeiro ano de honraria, a FAESA fica bem colocada nas etapas regionais. Em 2016, aconteceu algo inédito. O estado do Espírito Santo nunca tinha sido, sequer, mencionado em uma etapa nacional mas dessa vez o jogo virou e nós concorremos com outros estados e ganhamos.

Marciane se emociona ao falar do ouro e se alegra por ter ido receber o prêmio pela instituição. “Poder proporcionar isso a FAESA que me acolheu e onde eu tenho tanto amor é demais. Hoje, a FAESA é a primeira colocada em boas práticas de estágio no Brasil. O reconhecimento do mercado, dos alunos e até do IEL faz toda diferença para nós que trabalhamos para isso”, conta emocionada.

prêmioIELnucleoestágiomarciane
A supervisora do Núcleo de Estágio e Emprego recebendo o prêmio nacional / Via site Faesa

Durante a entrevista, Marciane também estava atenta às papeladas para enviar ao IEL e explicou os processos para chegar até o prêmio. “Para ser primeiro lugar no estado tem que provar absolutamente tudo. Nós respondemos a um questionário imenso e depois fazemos uma reunião de documentos que comprovem o que estamos falando. Depois vem toda uma comissão, composta por quatro pessoas, que nós não temos contato nem sabemos quem são, e elas vem para sabatinar mesmo, perguntam e verificam tudo”.

Importância do estágio

Marciane entende que o norte do estágio são histórias de superação, conhece a de pessoas que dormem poucas horas para poder estudar e estagiar. Por necessidade financeira? Nem sempre, o viés do estágio não é a questão financeira, hoje os alunos entendem que é uma questão de experiência e a dica dela foi “se possível, consiga um estágio no primeiro período do curso porque faz toda diferença”.

Marciane, muito conhecida pelo campus da FAESA pelo seu bom humor, conversou com o FAESA Digital e contou um pouco sobre seu trabalho no Núcleo de Estágio e Emprego da FAESA, o prêmio IEL e a importância do estágio para os alunos na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: