Confira as oficinas do 24º Festival de Cinema de Vitória

Além das mostras, o 24º Festival de Cinema de Vitória  irá investir em ações de formação, com cursos ministrados por grandes nomes do cinema brasileiro, através de oficinas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no entanto suas inscrições foram encerradas em agosto.

Otto-Guerra-crédito-estudio-perin
Otto Guerra. Foto: Estúdio Perin

A novidade deste ano é a oficina de Animação 2D e a Oficina de Preparação de Atores –  Um Tiro no Escuro. A primeira oferece aos participantes a oportunidade de aprender com um dos grandes mestres brasileiros de animação. Otto Guerra foi homenageado na edição de 2016 e volta à Vitória para realizar a oficina, onde ele irá ensinar conceitos básicos de animação por meio de exercícios práticos, onde os alunos conhecerão todo o processo de criação, da concepção do roteiro até as técnicas para dar vida às imagens.

Data: de 12 a 14 de setembro
Horário: das 14h às 18h
Inscrições: encerradas
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

jeffersonalmeida
Jefferson Almeida. Foto: divulgação

A outra novidade é Oficina de Preparação de Atores – Um Tiro no Escuro, com  o objetivo de experimentar o processo criativo dos participantes, transformando a sala de criação em um campo de batalha, onde eles receberão provocações e, assim, terão que elaborar uma cena ou um personagem. O curso será ministrado pelo ator Jefferson Almeida, bacharel em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), diretor, ator, com diversos trabalhos na TV e no teatro e está à frente da Definitiva Cia. de Teatro desde a sua fundação.

Data: de 12 a 14 de setembro
Horário: das 14h às 18h
Inscrições: encerradas
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

luiz_carlos_lacerda_fotos_alisson_prodlik_3
Luiz Carlos Lacerda. Foto: Alisson Prodlik

Oficina de Cinema e Vídeo tem o objetivo de aparelhar os alunos, tanto técnica quanto artístico, assim,no final do curso, eles realizarão um filme de ficção até 15 minutos. Nas aulas, práticas e teóricas, os participantes irão aprender as diferentes funções do processo cinematográfico, sendo postas em prática noções básicas de dramaturgia cinematográfica, construção do personagem, decupagem, linguagem e nomenclatura dos planos e movimentos de câmera, utilização dramatúrgica das lentes na construção da narrativa, elaboração, exercícios e análise técnica do roteiro, plano de produção etc. O curso será ministrado pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, quem produziu mais de 30 documentários, além de longas-metragens e séries de TV. Ele foi professor do curso de Cinema, produtor de novelas da TV Globo e atuou em importantes transformações políticas, questionando as injustiças sociais e engajando-se explicitamente na luta por um país mais democrático.

Data: de 11 a 15 de setembro
Horário: das 10h às 13h e das 14h às 18h
Inscrições: encerradas
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Andre Dib
André Dib. Foto: Ascom/Sesc

Oficina de Crítica Cinematográfica tem o objetivo de introduzir aos participantes o pensamento crítico e a possibilidade de refletir sobre o cinema. Os alunos serão estimulados a desenvolverem a sua capacidade crítica através de atividade práticas e teóricas. Para isso, serão realizados exercícios escritos e orais com o uso de técnicas e instrumentos apresentados em sala. Assim, eles irão escrever um texto sobre os filmes exibidos no Festival, elegendo os seus preferidos e esses textos serão avaliados e publicados em um blog. O curso será ministrado pelo pesquisador, jornalista e crítico de cinema André Dib, que já cobriu festivais brasileiros e estrangeiros, possui textos publicados em diversos jornais, revistas e sites, participa de curadorias de mostras, consultorias para festivais de cinema e é membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

Data: de 11 a 15 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: encerradas
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

 

Um comentário em “Confira as oficinas do 24º Festival de Cinema de Vitória

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: