Vídeos com linguagem simples alcançam sucesso mundial

Texto desenvolvido por David Souza, do 6° período de Jornalismo, para a disciplina de WebJornalismo ministrada pela professora Marilene Mattos.

Os vídeos conquistaram a internet e já alcançam 1/3 de toda a rede

Uma plataforma digital para postar vídeos informais que virou trabalho, isso mesmo, estamos falando do YouTube, serviço que Surgiu em 2005 e permanece até os dias de hoje e faz cada vez mais sucesso. Inicialmente, o YouTube tinha mais visualizações em conteúdos musicais, mas em pouco tempo os vídeos de produtores informais, que apresentavam vídeos interativos, os chamados Vlogs alcançaram bastante sucesso.

Os vlogs começaram com conteúdos simples e interativos, muitas vezes expressando opiniões ou falando dos acontecimentos diários da vida do produtor. De acordo com o próprio site da plataforma, o YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários, um terço de usuários da internet. A plataforma está disponível em 88 países, possui mais de 76 idiomas diferentes e atinge mais pessoas do que qualquer canal de televisão.

Todo ano o Youtube faz um vídeo com os assuntos e as pessoas que se destacaram naquele período. Acime você assiste o de 2016.

Focando apenas na utilização do YouTube com conteúdos de Vloggers, é possível perceber que os assuntos abordados começaram a fazer tanto sucesso entre os internautas que passou a ser o trabalho de muitos produtores. O cenário que antes era com o fundo no canto do quarto com uma imagem sem muita definição, começou a se aperfeiçoar, além do uso de equipamentos com boa qualidade de imagem e áudio.

O professor do curso de Comunicação Social, Felipe Dall’Orto, explica que a plataforma digital YouTube cresceu muito devido a identificação pessoal  dos consumidores e também mudou a forma de comunicar dos veículos de comunicação. O tradicional jornalismo está se adequando à linguagem das mídias sociais.

 Antes muitas pessoas só consumiam o que a TV produzia e agora o público tem a oportunidade de realmente ir atrás da sua área de interesse. Eu acho que o vlog traz uma produção de audiovisual para esse público que está cada vez mais querendo acesso a um conteúdo mais próximo dele”, explica Felipe.

Redes Sociais Conectadas

As redes sociais estão conectadas, os produtores de conteúdo do YouTube postam vídeos na plataforma e divulgam no Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter. Uma interação que possibilita a divulgação do trabalho do usuário.

A professora de Educação Física, Talita Botelho, adora assistir aos vídeos do YouTube, principalmente de canais de vloggers, com assuntos de entretenimento em geral e o que a faz acompanhar esses produtores é a identificação. Ela começou assistindo os canais de forma aleatória e hoje acompanha os produtores não só no YouTube, mas também em outras redes sociais.

Eu assistia o YouTube poucas vezes, no início mais pra ouvir músicas e logo depois comecei a acompanhar o canais de vlog. Como eles postavam pequenos teasers no Facebook, Instagram,  isso acabou me fazendo interessar e começar a acompanhar o YouTube. Gosto dos canais com linguagem mais informal, que me fazem sentir como se eu fosse uma pessoa íntima deles, uma linguagem mais de igual pra igual, acho que por isso o YouTube cresceu tanto, por essa identificação pessoal” , conta Talita.