As focas da vez

O projeto

O Curso de Residência em Jornalismo é um projeto desenvolvido pela Rede Gazeta que concilia a teoria da sala de aula com a prática das redações da empresa. O programa recebe universitários no último ano de conclusão dos cursos de Comunicação Social e profissionais com até dois anos de formação. Os alunos interessados devem preencher o formulário disponível no site da Rede Gazeta, aguardar a confirmação e mais tarde, realizar a prova, que é a primeira parte da seleção.  Cada um dos 30 candidatos é entrevistado individualmente e desses, 15 são selecionados.

Os residentes, conhecidos como foca, têm aula todos os dias, acompanham e recebem dicas dos profissionais na produção de matérias, participam de oficinas técnicas e produzem suas próprias reportagens.

Abertura do concurso

O jornalista e apresentador do Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil, Rodrigo Bocardi, abriu a 20º edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Na aula inaugural, o convidado falou sobre as inovações e mudanças aplicadas ao telejornal da Rede Globo, em um bate-papo aberto ao público, no auditório a Rede Gazeta em Vitória.

O Jornalismo de hoje não será o mesmo de amanhã. Em alguns momentos o telespectador pode saber mais do que o apresentador. Só não podemos escapar dos valores éticos, editoriais e profissionais sugeridos pela nossa profissão”, disse Bocardi em conversa com o público.

Com o microfone aberto a participação dos estudantes e interessados, através de perguntas e considerações, um debate descontraído aconteceu e ao fim dele, os 15 candidatos aprovados foram apresentados ao público

Bocardi durante discurso
Rodrigo Bocardi em conversa com o público / Foto: Rede Gazeta

Rodrigo Bocardi

Rodrigo Bocardi é editor de texto, repórter, correspondente internacional, apresentador de telejornal e âncora. Ele atuou em vários programas jornalísticos da TV Bandeirantes entre 1994 e 1999. No começo do ano 2000 morou em Angola onde coordenou, por um ano e meio, um projeto de consultoria em comunicação para o governo local. De volta ao Brasil, desempenhou diversas funções na TV Globo. Atualmente é editor e apresentador do Bom Dia São Paulo e participa da bancada do Bom Dia Brasil.

Rodrigo Bocardi nos bastidores da Globo
Jornalista e apresentador Rodrigo Bocardi / Rede Gazeta

Em entrevista ao Faesa Digital, Bocardi respondeu sobre o dilema entre a busca pela mudança e a dificuldade em processá-la.

O caminho é ser maior que o medo. A situação está colocada, uma mudança que começou faz tempo e nós não sabemos quando e como vai acabar. A gente vai ter medo disso? Não tem que ter medo. O medo tem que ser um desafio, temos que superá-lo. O medo não tem que ser algo ruim, tem que ser positivo. Algo desafiador, que te incentive, te leve a quebrar barreiras e criar algo novo, inovador. Tem que arriscar. Você vai errar, certeza que vai errar, mas daí, você aprende com o acerto e corrige o erro.”

Focas da FAESA

Na 19ª edição do Curso de Residência de Jornalismo da Rede Gazeta duas alunas da FAESA foram selecionadas, e agora em 2017, na 20ª edição do Curso outras duas alunas do Centro Universitário integram o time de residentes. O Faesa Digital conversou com as meninas sobre essa experiência.

Palloma Spala, egressa da FAESA aprovada na 19ª edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta.

Faesa Digital: Qual contribuição pessoal o curso lhe proporcionou?
Palloma: Contribuiu em todos os aspectos para a minha formação profissional. Antes, eu tinha colocado em minha cabeça que só trabalharia em agência, assessorias, e que não levava jeito algum para reportagem, apesar de gostar. Depois que fiz o curso, passei a literalmente amar todas as áreas da profissão, e até mesmo gostei de fazer matérias da editoria de economia, por exemplo, que sempre foi uma área que achei que nunca levaria jeito, e que nunca me interessei. Hoje o meu olhar é muito diferente, e me tornei muito mais preparada após vivenciar tantas experiências.

São três meses dedicados a viver o dia a dia de um jornalista. Quais são as vantagens de candidatar-se a um curso como esse?
As vantagens são enormes. Primeiro que você vivencia momentos que com certeza só vai conseguir passar por anos depois de formada, ou talvez nem viva tais experiências. Segundo que você pode errar a vontade, já que é um curso, e está cercado de profissionais renomados e muito dispostos a te ensinar quando você demonstra interesse. E terceiro que você consegue criar um bom portfólio a medida em que vai criando matérias, e isso é extremamente importante, você já fica na frente de muita gente que está formando, ou que já formou. Eu recomendo o curso para todos, é uma experiência incrível. Lembro que fiz o curso durante o TCC, sofri muito com o cansaço, stress, mas foi totalmente essencial para mim como pessoa e profissional.

Time de aprovados da 19ª edição
Palloma Spala: terceira da esquerda para a direita, sentada no chão / Foto: Rede Gazeta

Thaiz Altoé, aluna da FAESA selecionada na 20ª edição do Curso de Residência em Jornalismo.

Faesa Digital: Como você encara o desafio de viver em três meses as experiências profissionais de um funcionário da Rede Gazeta?
Thaiz: É realmente um desafio viver esses três meses de experiência profissional na maior empresa de comunicação do Espírito Santo. Estou encarando com muita responsabilidade e profissionalismo, me jogando de cabeça porque essa é uma grande chance de poder aprender com os melhores.

Quais as expectativas para a inserção no mercado após a vivência proposta pela residência?
As expectativas são as melhores. O país está vivendo uma crise econômica profunda e as vagas estão cada vez mais difíceis. O Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta é uma referência, há 20 anos ele vem formando profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho. E tendo essa experiência no meu currículo, acredito que vou conseguir abrir muitas portas.

Time de Residentes aprovados na 20ª edição
Thaiz Altoé: Terceira da esquerda para a direita, em pé / Foto: Rede Gazeta

Se você quiser viver essa experiência, fique ligado nas redes sociais e no site da Rede Gazeta. O Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta acontece anualmente e proporciona as focas a realidade do mercado de trabalho. Fique de olho!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: