Aluna de Odontologia é bicampeã nacional de taekwondo

Carolina Santiago Baptista é aluna do sexto período de Odontologia e atleta de taekwondo desde os oito anos de idade, sendo faixa preta há dois. Em 2016, Carolina participou e foi campeã do 34º Campeonato Brasileiro na categoria +73kg. Este ano, a atleta participou pela segunda vez da edição que aconteceu em São Paulo, na mesma categoria, e levou a melhor, sendo bicampeã brasileira.

Além do campeonato de taekwondo da liga nacional em 2016,  a atleta foi para o Campeonato Brasileiro Universitário pela FAESA com o aluno Luciano Gomes, do curso de Engenharia Química. Os dois são da mesma equipe e treinam no Centro de Treinamento de Taekwondo Manuela Feliz, no Centro de Vitória.

carolina santiago batista

Campeonato Rio Open de Taekwondo 2017 em Ilha do Governador/RJ          Foto: arquivo pessoal

São 5 anos lutando em campeonatos estaduais, nacionais e fazendo intercâmbio com outras equipes. Em 2016, foi a primeira vez que Carolina competiu com a faixa preta na cintura e ela conta como é o processo de preparação.

Nós treinamos de segunda a sexta, no mínimo duas horas por dia. O preparamento físico é feito com corridas na Avenida Beira Mar, na praia e subidas em ladeiras do Centro [de Vitória]. O domingo é o dia reservado para o descanso”, explica.

Quando o atleta vence campeonatos como esse, acumula pontos no ranking. Até o final do ano, dependendo da quantidade de pontos adquiridos, ele pode ser chamado para a seletiva da Seleção Brasileira de Taekwondo, podendo até ser chamado para uma vaga de titular ou reserva no time brasileiro. Carolina explica que sua equipe é muito bem preparada e confiante na vitória. “Somos acostumados a competir. Para o campeonato brasileiro fomos em seis atletas, ganhamos seis medalhas de ouro e duas de prata. Com uma equipe boa é mais fácil lidar com a pressão da competição”, conta.