Confira o que rolou no segundo dia da Jornada de Comunicação

16ª Jornada Científica e Cultural FAESA está proporcionando muitas trocas de aprendizados e conhecimentos entre alunos, professores e palestrantes convidados.

Seja através da didática de palestras, que são as formas mais comuns e ao mesmo tempo proveitosas de repassar histórias cotidianas e fatos, passando por dicas úteis com minicursos até oficinas, em que a prática pauta todo processo de aquisição de saberes.

Confira um pouco do que aconteceu nessa terça feira na parte da manhã para os estudantes do curso de Comunicação Social, que se espalharam pelas salas do Campus em busca de assuntos do seu interesse.

Violência e imagem: entre revelar  e ocultar

O minicurso que aconteceu no Estúdio de Fotografia, ministrado pela professora Zanete Dadalto, alertou com o auxílio de convidados como o jornalista Rodrigo Gavini sobre a ética do repórter fotográfico.  Como por exemplo, a maneira que o mesmo deve se comportar diante de uma tragédia ao fotografar, além de oferecer dicas e técnicas de elementos para uma boa fotografia.

Oficina de produção de gravuras

A oficina organizada e ministrada pelo professor Emílio Aceti, prezou pela prática. Com auxílio de materiais como o isopor, tinta, pincel e papel, os alunos puderam confeccionar gravuras e se divertirem através do mundo da arte.

Tendências da publicidade

Carine Cardoso, professora de publicidade, convidou a Flávia Rodriguez, da empresa Criativa para o minicurso sobre as novas tendências do mercado publicitário atual e uma apresentação de cases que fizeram sucesso no Festival de Cannes esse ano.

Jornalismo policial: a cobertura da violência

Organizado pelo professor Valmir Matiazzi, o tema sobre os bastidores do jornalismo policial foi explanado e explicado pela repórter de polícia da Rede Gazeta, Glacieri Carraretto. Ela mostrou suas reportagens como exemplos de suas falas condizentes com a rotina diária da profissão e seus principais dilemas e desafios em cobrir e noticiar crimes.

Oficina de Tratamento de Imagem

Idealizado pelo professor Felipe Tessarolo, essa oficina teve como convidado Victor Queiroz, que é do Estúdio Naipe. Aos alunos foi ensinado todo o processo: desde do ato de pegar a foto da câmera e trabalhá-la até o envio para impressão pela gráfica (finalização). Além disso, como fazer o tratamento da mesma, em relação à pele do(a) modelo, temperatura de cor e iluminação.

Foto de destaque: Emílio Aceti