Alunos desenvolvem projetos para combater as ideias neonazistas

Os alunos de Publicidade e Propaganda estão desenvolvendo um trabalho juntamente com a Professora Ana Meneguelli, na disciplina de Teorias da Comunicação, que tem como objetivo dar sentido aos estudos das teorias clássicas de comunicação e coloca-las em prática.

Entre muitas teorias estudadas durante todo o período, está a Teoria Hipodérmica que tem como contexto o tema das grandes guerras e a presença do nazismo, fascismo e esse é o tema do trabalho desenvolvido pelos alunos: Combater as idéias nazistas. 

O principal objetivo do trabalho é trazer o que está acontecendo em nossa realidade para o contexto da teoria estudada em sala, procurando uma relação com a prática. E depois de muita análise e discussão dos casos apresentados em sala, os problemas encontrados deverão ser solucionados pelos alunos.

A professora Ana Meneguelli contou qual a metodologia usada para analisar os casos e desenvolver os trabalhos.

A metodologia utilizada é a PBL, que promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual. Após o problema identificado, o aluno discuti e desenvolve uma solução. Trabalhamos sempre com os conhecimentos prévios que os alunos tem sobre o assunto”, contou a professora.

Desenvolvimento do trabalho

Cada grupo está pensando em intervenções que podem ser feitas para combater essas ideias neonazistas, e esses trabalhos serão divulgados durante a 16ª Jornada Cientifica que acontece no Campus da FAESA.

Os alunos estão desenvolvendo campanhas para serem expostas na internet, por meio de vídeos ou até mesmo cartazes que possam ser espalhados pela faculdade e algumas apresentações sobre o tema discutido. Todas as ideias serão colocadas em práticas e posteriormente os resultados serão analisado.

A ideia do trabalho é também valorizar aqueles grupos que as ideias neonazistas querem massacrar, como por exemplo o negros e os homossexuais. Os alunos deverão trazer discussões com base na ideia de: TODOS MERECEM RESPEITO! 

Visão dos alunos

A Aline dos Passos é uma das alunas da disciplina ministrada pela professora Ana Meneguelli e junto com seu grupo, desenvolveu um vídeo com o tema especifico de pessoas que se impõe contra os atos neonazistas (e preconceitos em geral) em forma de depoimentos.

O desenvolvimento do trabalho foi analisado de acordo com um pensamento do grupo em abordar não só as minorias que são atingidas pela pratica do neonazismo, mas sim para as pessoas que não se manifestam contra esses atos que são mostrados no nosso cotidiano, mas tendo como público-alvo os jovens universitários”, contou a estudante.

A aluna ainda comenta sobre sua visão em relação ao trabalho desenvolvido e sua importância para os dias atuais.

O projeto promove o incentivo da reação, da denúncia de casos de preconceito e como é importante se impôr contra e realmente mostrar indignação por esses atos.
Eu acho que a importância do projeto para os dias de hoje é que a imposição, a reação, a denúncia para a repreensão e a manifestação contra esses atos, que as pessoas não podem ser neutras nem se calar diante desse assunto”, comentou.