Internet ou livros? Você não precisa escolher mais

Saiu a lista dos dez livros mais vendidos pela Saraiva na Bienal do Rio, e o que está deixando as pessoas intrigadas é que desses dez, oito são de youtubers. A primeira colocação ficou com o livro do Felipe Neto, atrás dele ficou Neagle, escrito por Victor Trindade e Gabriel Fernandes. Os únicos da lista que não são youtubers, são atores: Lazaro Ramos e Larissa Manoela.

Felipe Neto – A trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil, Felipe Neto – Ediouro

cap

O canal no youtube do Felipe Neto começou com o personagem fazendo críticas e dando opiniões sobre  celebridades, atividades do cotidiano e filmes, algumas cômicas, outras mais ríspidas. Foi o primeiro brasileiro a conseguir 1 milhão de inscritos. Atualmente seus vídeos têm dado mais ênfase ao entretenimento geral.

Do anonimato ao sucesso, Felipe Neto batalhou, e muito, para conquistar toda a fama que tem hoje. A explosão do youtuber não se deu do dia para a noite, ao contrário, exigiu muita dedicação e amadurecimento ao longo de sua caminhada. Pela primeira vez, Felipe decidiu abrir a sua vida para os fãs e topou contar toda a sua história por trás das câmeras. Esta edição traz a trajetória e muitas curiosidades sobre um dos maiores influenciadores da internet, além dos novos projetos, jogos, papertoys, carteirinha de fã e muitos pôsteres. Tudo isso em uma publicação feita especialmente para milhões de corujas espalhadas por todo o mundo! Vai perder esse rebuliço?” Sinopse do livro.

Mas o que fez com que Felipe Neto conseguisse um recorde de vendas na Bienal? Pelas avaliações de sites que vendem esse livro, é possível notar que muitas pessoas indicam a leitura e os maiores motivos são que a obra é envolvente, de fácil linguagem e divertida, o escritor é classificado como excelente e é uma lição de vida.

Neagle – Vivendo um sonho nos Estados Unidos, Victor Trindade e Gabriel Fernandes –  Astral Cultural

imagem

Victor Trindade e Gabriel Fernandes também têm um canal no youtube, chamado de Neagle. O assunto principal são jogos, especialmente gameplays de Minecraft , e desafios feitos entre eles. Os vídeos mostram a rotina dos primos Neox e Eagle – pseudônimos -, que moram nos Estados Unidos. Antigamente o foco da dupla eram esses jogos, criaram, então, o Neagle Games e permaneceram com o antigo para vídeos pessoais.

Eles têm 19 anos e uma infinidade de histórias para contar. Isso porque, ao lado deles, rotina não tem vez: todos os dias rendem experiências, no mínimo, divertidas. Elas estão todas lá, em um dos canais de maior sucesso do YouTube: o Neagle. Com criatividade e carisma, Eagle Trindade e Neox dividem com seus inscritos as aventuras que vivem nos Estados Unidos. Agora, chegou o momento de descobrir as curiosidades dos bastidores e os segredos por trás das câmeras.

Neste livro, os youtubers revelam histórias não filmadas, contam detalhes da rotina que vivem no exterior e dão dicas para quem deseja viajar para os EUA e ter um canal de sucesso. Parece bom? Pois acredite, vai ser melhor ainda!”

Os motivos que os leitores dão para incentivar a leitura deste livro é de ele possui uma história inspiradora e envolvente, e que é muito divertido e lúdico, a leitura é rápida e possui ilustrações bonitas.

Kids Fun – Luiz Phellipe e Rafaella Baltar

download

O terceiro colocado foi o livro escrito por esses dois youtubers. O canal no youtube é voltado para o público infantil e tem como temas o cotidiano, desde histórias de terror até postagens de conscientização, como bullying.

Quem nunca gostou tanto de um canal do YouTube que desejou que ele virasse livro? Todos nós já passamos por muitas situações parecidas: apaixonar-se, pagar um mico, chorar de tanto rir e muitas outras. E ninguém entende disso mais do que Luiz Phellipe e Rafaella Baltar, os youtubers do famoso canal Kids Fun! Mergulhe nessas páginas cheias de aventuras, interatividade, risadas e (claro!) Muitas brincadeiras com a turma mais divertida da internet! Aqui você vai encontrar:
• As melhores histórias que não estão no canal
• Como eles se conheceram
• Participação especial da Juliana Baltar
• Páginas para preencher
• Uma cartela exclusiva de adesivos”

A justificativa dos leitores para tanto sucesso é de que o livro é divertido, estimula a leitura, a história é envolvente e inspiradora e contém lindas ilustrações que compõem a obra.

Bienal do Livro Rio 2017

Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. O leitor tem oportunidade de conhecer escritores. O evento dura onze dias, e o local do evento é no Riocentro, na Barra da Tijuca. O público é convidado a participar de debates, bate-papos com os escritores e outras atividades que promovem a cultura

Esse ranking é positivo ou negativo?

A lista completa ainda não está disponível no site da Bienal, porém, os três primeiros colocados nos mostra que há uma certa diversidade.

Os vídeos do Felipe Neto estão voltados para os públicos jovem e adulto, enquanto que os vídeos da dupla Victor Trindade e Gabriel Fernandes já são para uma galera mais adolescente, e, por fim, os vídeos do casal Luiz Phellipe e Rafaella Baltar têm maior alcance infantil.

O ponto de vista positivo é que esses públicos participaram e compraram muitos livros. Transformaram as referências que tinham no youtube em vontade de ler, procurar saber mais sobre a vida do personagem e exercitar a leitura. Entretanto, são livros de linguagens mais simples, e os clássicos estão cada vez mais esquecidos nas prateleiras.

Será que esses livros realmente são bons para desenvolver a leitura?

Entrevista com a professora Juliana Dos Santos

A professora Juliana Dos Santos tem graduação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é mestra em Linguística pela mesma instituição. Além de lecionar no Centro Universitário FAESA, ela também faz parte do corpo docente do Centro Educacional Leonardo Da Vinci e em cursos de pós-graduação da Faculdade Saberes.

Faesa Digital – Esse ranking surpreendeu você?
Juliana – Não. Há bastante tempo tem sido assim. Não lemos os clássicos e nem nos aprofundamos em leituras, estamos formando “viradores de página”.

Você acha que esse sucesso que os youtubers estão fazendo com a venda de seus livros é positiva ou negativa para os jovens? Por quê?
A Bienal tem uma força mercadológica também, por isso vai refletir o que está nas editoras. O povo se identifica com essas personalidades. A discussão é qual a densidade desse texto e que tipo de leitores estamos formando.

Você acha que as pessoas dão preferência para esses livros em detrimento dos clássicos? Por quê?
Sim. Porque a leitura do clássico requer tempo, interpretação, construção de pensamento e as pessoas não querem isso.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: