Adoção: um ato de amor

A adoção de crianças e adolescentes é um ato de amor e responsabilidade. Essas crianças, na maioria das vezes, são retiradas do convívio familiar por diversas razões, mas o principal é o vício em drogas. Por isso, a família adotante precisa ter na cabeça de que é uma responsabilidade enorme, que vai além do cuidar, pois os adotados precisam de muito carinho e atenção por já terem sofrido algum tipo de violência.

Existe um programa do canal GNT chamado “Histórias de Adoção”  que relata como é essa relação entre adotante e adotado. Cada episódio é uma emoção diferente! Conta histórias desde adoções por casais homossexuais até adoções tardias – mais precisamente adolescentes.

O caso mais recente, que tem aparecido na mídia corriqueiramente, foi o do casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, que conheceu sua filha no Malawi, um país que fica na parte oriental da África. A menina chamada Chissomo, apelidada como Titi pelos pais, conta hoje com 3 anos de idade. Em entrevistas, Giovanna disse que foi até a África para conhecer o trabalho de uma ONG americana com órfãs e foi recebida por Titi, então se apaixonou. Disse que ligou para o marido e ele concordou em adotar a menina.

Muito se fala sobre a importância da adoção de crianças e adolescentes, mas dificilmente é explicado de forma clara como funciona o processo de adoção, que vai além da Vara da Infância e Juventude. Veja abaixo quais são os procedimentos necessários para isso.

rg-cpf

  1. Vá até uma Vara da Infância e da Juventude mais próxima, levando os seguintes documentos:

    * RG
    *Comprovante de Residência

    → Informações sobre a Vara da Infância e da Juventude de Vitória:
    Sem título

  2. questionariosAgende uma entrevista com o setor técnico

    Você poderá selecionar o tipo físico, idade e sexo da criança desejada. Posteriormente, a lista dos documentos de que a vara precisará para dar continuidade ao seu processo será enviada para você.

    Estes documentos variam de vara para vara, mas geralmente são:

    * Cópia autenticada da certidão de casamento ou nascimento
    * Cópia do RG
    * Cópia do comprovante de renda mensal
    * Atestado de sanidade física e mental
    * Atestado de idoneidade moral assinada por 2 testemunhas, com firma reconhecida
    * Atestado de antecedentes criminais

  3.  A entrevista será realizada

    Cerca de dois meses depois, uma psicóloga do juizado agendará uma entrevista para conhecer seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Pode ser que ela ache necessário que uma assistente social visite sua casa para avaliar se a moradia está em condições de receber uma criança.

  4. ed15_p40_imagemSeu cadastro será incluso no Cadastro Nacional de Adoção

O juiz dará o parecer com base nas informações de seu cadastro e do laudo final da psicóloga. Esse processo pode durar cerca de um mês, variando de vara. Se houver a aprovação, você ganhará o Certificado de Habilitação para Adotar, com validade de dois anos, válido em todo território nacional. A partir daí, seu nome será incluso no Cadastro Nacional de Adoção automaticamente e você terá que esperar até aparecer uma criança com o perfil dito na entrevista ou poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece. Neste caso, será necessário o auxílio de um advogado para entrar com o pedido no juizado.

Mais informações

    160_F_145200260_Mlts2v0PtYabB4v5dz1I8hKNCfieJidW Só pode adotar quem:

  • For maior de 21 anos, independente do estado civil;
  • O adotante for 16 anos mais velho do que o adotado;
  • Cônjuge ou concubino – pessoa que vive em união estável com o (a) companheiro (a) – pode adotar filho do (a) companheiro (a);
  • Atualmente os casais homossexuais podem adotar.

    images E não pode:

  • Avô adotar neto;
  • Irmão adotar irmão;
  • Tutor adotar tutelado.

    likeQuem pode ser adotado:

  • Criança ou adolescente, com no máximo 18 anos de idade, na data do pedido de adoção, cujos pais são desconhecidos ou falecidos, ou que foram destituídos do poder familiar, ou que concordaram com a adoção do seu filho;
  • Pessoa maior de 18 anos que já esteja sob a guarda ou tutela do adotante na data do pedido de adoção.

E o que acontece quando aparece uma criança com o meu perfil?

Você é chamado para conhecer a criança e já pode levá-la para casa. Se o relacionamento for positivo, você recebe a guarda provisória – que pode ser estendida para um ano. As crianças de até 2 anos já são recebidas pelos pais com a guarda definitiva, enquanto que as mais velhas passam por um estágio de convivência por tempo determinado pelo juiz e avaliado pela assistente social. Após disponibilizar a guarda definitiva, o juizado emitirá nova certidão de nascimento para a criança, incluindo o nome dos pais adotivos, além de poder mudar o nome da criança.

Vale lembrar

  • O adotado passa a ter todos os direitos e deveres de um filho legítimo, inclusive hereditários;
  • O adotado recebe o sobrenome da família;
  • A adoção é irrevogável, ou seja, o adotado não deixa de ser filho do adotante, nem mesmo com a morte;
  • Registrar como filho uma criança nascida de outra pessoa é uma atitude ilegal –  crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 242 do Código Penal.

    Não posso ou não tenho condições para adotar uma criança, mas quero ajudar

Atualmente há 8.028 crianças disponíveis no Cadastro Nacional de Adoção a espera de uma família, e 41.140 pessoas que querem adotar. Apesar do número de adotantes ser maior do que o número de crianças e adolescentes disponíveis, muitas crianças ainda esperam por alguém. Muitas pessoas têm preferências específicas (como cor, sexo, idade) e isso exclui a grande parte das crianças.

Pensando no bem estar das crianças e adolescentes de orfanatos por todo Brasil, há um site que indica Trabalho Voluntário, Apadrinhar uma criança ou ser uma Família Acolhedora .

Não há mais desculpas para não participar, certo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: