Descobertas sobre o universo do WhatsApp

whatsapp-app1-664x374
Foto ilustrativa: Softonic

O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp se transformou numa ferramenta inseparável para o ser humano, a todo instante você consegue observar alguém ao seu redor trocando uma mensagem, dando um aviso ou lembrete importante e jogando conversa fora. Mas não sabemos muitas vezes a história e a grandiosidade que envolve sua criação e desenvolvimento ao passar dos anos.

O aplicativo foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum na cidade de Santa Clara, em Califórnia. Mas que foi o objetivo deles? Com uma história parecida com a do Facebook, pelo objetivo de fazer amigos se conectarem de qualquer lugar, o WhatsApp se originou em um momento que Jan estava desempregado – recém saído do Yahoo! por não aguentar mais fazer publicidade para o portal – além de estar fissurado pelo universo digital, computadores e programação.

Com a ajuda do seu amigo e sócio Brian, que conseguiu os primeiros investimentos para a criação do software, Acton começou a desenvolvê-lo  para o novo Iphone da época, e este logo se espalhou rapidamente por todos tipos de sistemas, celulares e lugares.

Gratuito, fácil de usar e tendo sempre como base os números da agenda de cada usuário, o maior ganho do aplicativo para seus donos foi em 2015, quando houve a venda para o dono do Facebook e Instagram, Mark Zuckerberg, por mais de 22 bilhões de dólares. Essa transição bilionária só foi efetivada depois de duas condições firmadas pelos criadores: não colocar publicidade de nenhuma empresa em suas configurações e a privacidade continuar intacta, ao contrário do Facebook que pode colocar sua localização e outros dados pessoais.

Números

O crescimento do Whatsapp é notório. Já ainda perto da sua criação, em abril de 2012, segundo o jornal Financial Times de 2 bilhões de mensagens diárias, passou para 10 bilhões em agosto desse mesmo ano. Depois de 4 anos, um salto enorme:  42 bilhões de mensagens são compartilhadas todos os dias, com mais de 1,6 bilhão de fotos e 250 milhões de vídeos. Em relação aos grupos, o aplicativo já possui também 1 bilhão.

Para seu pleno funcionamento, há apenas 57 engenheiros responsáveis pelo aplicativo. Além disso, no Brasil os números também se mostram altos: são 120 milhões de usuários ativos mensais.

whatsapp-usuarios-700x394
Dados divulgados pelo WhatsApp em 2016

Funcionalidades

Todos que usam o aplicativo do WhatsApp já mergulharam em suas funções, mas sempre é bom saber quando essa novidade apareceu e até algumas semelhanças com outros aplicativos do nosso cotidiano.

Ligação de aúdio e vídeo no Whatsapp

ChamaWhatsApp
Ligação de aúdio e vídeo no Whatsapp. Foto: TechTudo

Função lançada em 2015, que fez muitas pessoas economizarem seus créditos da operadora, a ligação facilitou a vida dos usuários. Basta apenas ter internet (Wi-fi ou móvel) e ligar para quem quiser. A vídeo chamada veio um ano depois para servir como um meio de matar saudades, como era no tempo do Skype.

Envio de documentos, imagens, vídeos e áudio

whatsapp-com-gifs-1475597624757_615x300
Envio de fotos no Whatsapp / Foto: TechTudo

Desde sua criação, o aplicativo sempre possibilitou enviar fotos, vídeos, documentos e o áudio. Isso tudo para evitar mandar por e-mail,  o que veio tornar mais dinâmico e rápido o mecanismo de envios dos seus usuários. Mas, há uma limitação: pode-se enviar até 30 mídias de uma vez, vídeos com capacidade de até 16 MB e 3 minutos de duração, além de documentos de 100 MB. Esse último foi aprimorado em julho desse ano, permitindo o envio de arquivos dos tipos csv, doc, docx, pdf, ppt, pptx, rtf, txt, xls, xlsx e, até mesmo, comprimidos em zip e rar ou aplicativos apk.

Linha de transmissão

3
Linha de transmissão do Whatsapp /  Foto: TechTudo

Para não  precisar fazer um grupo, e enviar o que você quer para mais de uma pessoa ao mesmo tempo (pode até 256 contatos), o WhatsApp criou a linha de transmissão. Nela, é só usuário selecionar os contatos que deseja mandar sua mensagem ou arquivo e pronto, chega individualmente a cada destinatário.

 

Status

whatsapp_set_status_1488006476834
Status do Whatsapp. Foto: NDTV Gadgets

O mais polêmico e recente recurso é o Status. Depois do Mark Zuckerbeg não conseguir comprar o SnapChat, ele colocou a função de sumir em 24 horas a foto/ vídeo nas redes sociais em que é dono, uma dessas foi o WhatsApp. Isso ocorreu em fevereiro desse ano.

 

Formatação de texto

WhatsApp.jpg
Exemplos das grafias do WhatsApp / Foto: Blog A fonte

Em março de 2016, o aplicativo inspirado no Word, começou a oferecer aos usuários, diferentes modos de escrita: negrito, itálico e riscado. A formatação pode ser usufruída com os seguintes comandos:

– para negrito, colocar um asterisco (*) antes e depois da palavra: *teste*
– para itálico, colocar um traço baixo (_) antes e depois da palavra: _teste_
– para riscado, colocar um til (~) antes e depois da palavra: ~teste~

Curiosidades

  • O valor pago por Mark Zuckerberg na compra do Whatsapp equivale a aproximadamente 22 vezes o que o empresário pagou pelo Instagram em 2012.
  • Um dos fundadores do Whatsapp, Jan Koum concorreu a uma vaga no Facebook em 2008, mas não foi aprovado.
  • Segundo uma estimativa, a empresa diz ganhar pouco mais de 1 milhão de usuários por dia.
  • Cada usuário checa, em média, 23 vezes por dia seu smartphone para ver mensagens no WhatsApp.

Gif em destaque: Alto Astral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: