Estudo do meio durante visita à Águia Branca

Você já se sentiu ansioso em colocar a mão na massa logo nos primeiros períodos da faculdade? Esse sentimento é, muitas vezes, constante. O equilíbrio entre as aulas teóricas e práticas é muito importante. Uma boa base teórica, da mesma forma que uma base humanista, se fazem necessárias para o desenvolvimento do pensamento.

O professor Marcos Masetto, autor do livro Didática: a aula como centro é conhecido por estimular os professores do ensino superior a explorar as benesses do estudo do meio no qual o aluno vai praticar a sua futura profissão.

 A aprendizagem se constrói num relacionamento interpessoal dos alunos com outros colegas, dos alunos com os professores, dos alunos com outros profissionais de sua área, dos alunos com os diferentes locais onde deverá exercer sua atividade profissional.” conta o professor em sua obra.

A professora de Marketing, do curso de Publicidade e PropagandaCarine Cardoso, levou os alunos do 8º período para uma visita à Viação Águia Branca.

Bate-papo

Opinião da professora Carine Cardoso

Carine Cardoso
Professora Carine Cardoso / Foto: Acervo pessoal

Faesa Digital: A quebra de paradigmas da educação tradicional é importante. Proporcionar essa experiência para os seus alunos é dar um passo nesse sentido?
Carine Cardoso: Eu não sei se as visitas são “quebras de paradigma”. Penso que a relação empresas x academia deve ser, sempre que possível, potencializada. É muito válido conhecermos culturas organizacionais, histórias de empresas, formas de trabalho e atuações em relação à Marketing e a Publicidade, afinal, construímos e cuidamos de marcas, pessoas e da relação cada vez mais orgânica entre as partes.

As aulas teóricas devem andar junto as práticas?
Eu valorizo demais a relação teoria e prática. A disciplina de Comunicação Integrada (a que ancorou a visita à Viação Águia Branca) é um convite ao mergulho nas práticas e atualizações de um universo que movimenta muito dinheiro, muita gente, novos negócios e oportunidades. Dessa forma, é sempre muito positivo conhecermos a atuação dos nossos anunciantes.

Após a visita técnica você sentiu os alunos mais motivados?
Senti os alunos entusiasmados com uma prática profissional movida por inteligência e uma grande habilidade para se relacionar com pares, equipes e fornecedores em geral.

A participação dos alunos durante essa metodologia é combustível para aplicá-la vezes mais?
Sem dúvida. Adoro propor visitas, estudos de caso, desafios. Sempre construímos juntos, eu e os alunos, e estamos colhendo resultados positivos. Afinal, nos tornamos, juntos, responsáveis pelo nosso aprendizado. Eu também aprendo muito nas visitas e com meus alunos.

Bate-papo

Opinião dos alunos Agatha Becelli e Miqueias Scopel do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda

Faesa Digital: A aplicação do conhecimento em sala de aula pode ser exaustiva, associá-la à prática é uma forma de evitar esse desgaste?
Agatha: 
Sim, claro! Quando vemos a matéria em sala de aula não conseguimos associar com a prática, sabe? Mas quando vemos exemplos reais é quase mágico! As perguntas acontecem a cada segundo por que o interesse contagia!

Miqueias: Sim. Foi super interessante alinhar o conhecimento estudado durante o curso com as práticas de mercado e perceber que realmente o que é ensinado em sala de aula, acontece no dia a dia de agências e empresas que tem o seu setor de comunicação integrado. Isso torna o aprendizado em sala de aula muito mais atrativo e facilita compreender com mais clareza tudo o que é ensinado.

Você se sentiu de alguma forma mais motivado (a) ao ensino após a visita técnica?Agatha: Nossa, muito! Quando vamos a visitas assim vemos mais do que as estratégias de marketing da empresa, conhecemos os propósitos e o que motivam eles, que também acabam nos motivando. Saí de lá querendo fazer a diferença!

Miqueias: Sim. Não apenas motivado. Essas visitas trazem a responsabilidade que temos perante o mercado, pessoas e comunidade local, saímos do “playground” e percebemos como a tarefa é árdua na vida real, onde temos que entregar resultados e ao mesmo tempo adquirir experiência como profissionais.

A aplicabilidade do estudo de meio é algo que faz falta no dia a dia estudantil? Agatha: Eu acredito que sim. Por mais que todos os professores do cursos sejam muito competentes, são poucos os que proporcionam experiências e conhecimentos como esses. Ver tudo na prática é muito enriquecedor para a nossa visão do mercado e na decisão da área que queremos seguir.

Miqueias: Sim. Como disse acima, o aprendizado é incrível e alinhar isso com os estudos é sensacional.

De que forma os alunos podem contribuir para que essa metodologia se torne rotineira?
Agatha: Sendo mais interessados, com certeza! Vejo muitos alunos que quando tem essa oportunidade não vão por motivos bestas. Uma pena, quem perde são eles. E acredito que isso desanime os professores a sugerirem esse tipo de atividade.

Miqueias: Sugestão de visitas a gráficas, agências, veículos de comunicação e empresas com comunicação integrada. Mas acredito que a instituição é quem poderia organizar isso em todos os períodos do curso.

Aulas com estudo do meio são?
Agatha:
INCRÍVEIS! Elas nos motiva, nos ensinam, nos levam muito além das aulas em sala de aula! Todas as que eu tive oportunidade de ir me trouxeram conhecimentos maravilhosos da área, coisas talvez que eu não teria ouvido na sala de aula, pelo menos não com o mesmo interesse.

Miqueias: Sensacional!

As aulas práticas podem ser um ótimo auxílio à teoria, não é mesmo? Se você é aluno, coloque essa ideia em prática, pode ser com o seu professor, com os amigos, com a família ou até mesmo por conta própria. Seja como for, explore o mundo a sua volta, ele também tem muito a ensinar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: