Professor de publicidade da FAESA lança livro pautado na ditadura

21729070_1110860445715953_153498921_n
Foto de divulgação

Chegou a vez de um professor da FAESA abrilhantar novamente o mundo literário e acadêmico. É o Victor Mazzei, professor do curso de Propaganda e Publicidade que está lançando o livro  A relação entre a imprensa e a publicidade na ditadura brasileira: As estratégias de sobrevivência e a autonomia do jornal O Diário em forma de E-book.

O tema, antes de virar livro, serviu como inspiração para elaboração de um artigo científico feito por Mazzei em parceria com as alunas Alessandra Santarosa e Julia Soresini à Revista Comunicação da Universidade Positivo no segundo semestre de 2016. Mas, foi mesmo idealizado e aprofundado lá no seu mestrado intitulado História das Relações Sociais em 2011, pela Ufes.

A especialização em história, ele conta que se deu sem planejamento, mas que  tinha interesse em ir atrás de outros olhares na vida acadêmica.  “Escolhi essa especialização por ter se encantado e interessado, já que que abriria possibilidades para descobrir novas áreas do conhecimento. Uma aventura muito legal e bacana, mas não foi muito premeditado, sendo mais uma situação que apareceu a oportunidade e também a vontade de investigar um pouquinho mais outra área”, afirma o professor.

Já em relação ao assunto abordado na dissertação, revela que foi uma construção contínua e com mudanças ao longo do tempo, onde em até duas semanas antes da entrega e apresentação para a banca, optou por trocar o título.

O tema foi sendo construído, no princípio seria na linha de censura ao jornalismo e se abriu uma outra possibilidade, muito por conta da minha formação como publicitário. Então, fui investigando e vi que havia um caminho que podia ser melhor explorado. Um fato curioso  é que até duas semanas antes da entrega da dissertação, tive que mudar o título dela, pois vi que o encaminhamento e minhas conclusões estavam me levando para outro caminho”, relata Mazzei.

A análise se deu sobre a relação da imprensa e da publicidade durante a ditadura militar, explorando mais especificamente o jornal O Diário que funcionou aqui no Espirito Santo na década de 80. A proposta principal da dissertação, segundo o publicitário, é mostrar que não só a imprensa e os jornalistas foram afetados pela censura, mas a publicidade teve que se adequar aos rumos da politica nacional, com medo de represálias ou até se aproveitando disso. O objeto de estudo foi esse jornal, por o mesmo apresentar vantagens durante o período de repressão. “Utilizei nesse caso, o jornal O Diário como objeto de estudo, que na época concorria com o jornal A Gazeta e A Tribuna, sendo um jornal que se adaptava facilmente a situação do regime vigente, não era o mais lido e popular, mas curiosamente ele desfrutava de algumas vantagens”, explica o professor.

thumbnail_IMG_8959.jpg
Professor Victor Mazzei falando sobre o livro na Jornada Científica / Foto: Aline Passos

Durante toda a produção, foram feitas entrevistas com alguns diretores do jornal que ainda estão vivos, em que trouxeram alguns dados e fatos muito reveladores da atividade publicitária para Mazzei. Ele abordou também como em meio a tanta resistência, as agências e o próprio departamento comercial do mesmo se mobilizavam para a sobrevivência e desenvolvimento no período.

O professor de publicidade revela que a possibilidade da sua dissertação de mestrado virar um livro surgiu ano passado com um edital da Praia Editora. Esse edital selecionava obras que poderiam ser publicadas, sendo que teriam que ser inéditas e de autores que nunca tinham lançado. Após a inscrição na categoria Livros Acadêmicos, ele venceu, e ganhou o o direito nesse ano de ser disponibilizado e vendido em plataformas digitais da própria editora. Ao falar sobre essa oportunidade, Mazzei se mostra muito orgulhoso e satisfeito dos rumos do seu trabalho acadêmico.

Achei muito boa essa oportunidade de  publicação pela editora, por ser um trabalho que fiz com muito carinho, capricho e dedicação. De certa forma, ter algum tipo de visibilidade em poder colaborar em futuros estudos, e claro manter aquela sensação de que foi uma investigação que não morreu ali  na minha apresentação para banca como requisito de aprovação”, declara o docente.

Para os futuros leitores, ele enxerga que o livro representa uma forma de abrir novos entendimentos sobre a ditadura, vendo de maneira mais ampla e indo além de visões lineares. ” Eu acho que o mais interessante pro leitor desse livro é abrir uma nova dimensão de que a censura existiu, sendo que enquanto uns lamentavam, outros se aproveitavam. A ideia também é entender o regime de uma maneira muito mais ampla, não caindo na visão linear do que se fala. E esse trabalho, tenta mostrar e relatar um pouco, como tudo no período foi uma relação pautada em continuidades e descontinuidades, e não sendo pragmática”, conclui o professor.

O livro

21733129_1110872555714742_1262227494_n
O E-book está disponível para compra no site da Hotmart

O  livro já está disponível para compra em forma de E-book nas plataformas digitais da Hotmart. O primordial no combinado do Victor Mazzei com os editores é que seja disponibilizado por um preço que permita o acesso de todos ao conteúdo, custando por esse motivo R$ 6,99.

Mas, no próximo dia 19, quinta feira, haverá no Centro Universitário as 17h na Integrada Faesa,  um lançamento oficial do E-book, sendo promovido por Mazzei e pela Praia Editora. Nesse dia, por R$ 10 você poderá adquirir o livro digital, juntamente com um souvenir.

Sucesso na publicação e que atinja muitos leitores é o que verdadeiramente desejamos para o Mazzei!!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: