Diário dos Cursos: Jogos Digitais

Para você que gosta de jogos, e não quer largá-los de jeito nenhum, que tal enxergá-los como a sua futura profissão? Já pensou nisso? Jogos Digitais podem ser uma profissão sim!! Se você acha que o jogo é muito mais do que uma forma de lazer, saiba que a área tem um mercado em expansão (muitos orçamentos de jogos superam os de filmes de sucesso) e você ainda vai trabalhar com tecnologia de ponta.

Ao contrário do que muitos pensam, tem campo sim para o curso, além dos games, o profissional da área pode atuar na publicidade, cinema, nas indústrias (por meio dos simuladores) e cada vez mais desponta a criação de jogos educativos.

Mercado de Trabalho no Espírito Santo

giphy.gifO futuro “expert em games” poderá trabalhar para empresas de desenvolvimento de jogos para computador, consoles e dispositivos móveis, agências de mídia digital para web, multimídia, empresas de propaganda, cinema e televisão, produtoras de vídeo, editoras de quadrinhos, agências de publicidade, escritórios de Web e design. O caráter interdisciplinar da criação de jogos digitais permite atuar em projetos de influências culturais, arte, experimentação, educação, treinamentos corporativos, marketing, demonstração de projetos, sistemas industriais, comerciais e médicos.

Diferenciais do curso

Aqui na FAESA o curso conta com uma infraestrutura de laboratórios com acesso a programação de consoles (Xbox), softwares de modelagem 2D e 3D e mesas digitalizadoras gráficas, especialmente preparadas para a criação de jogos digitais, e apoia projetos voltados para o desenvolvimento de empresas para o desenvolvimento de projetos inovadores, incentivando o aluno a empreender o seu próprio negócio. O aluno participa de atividades práticas desde o primeiro período.

Além disso a FAESA faz uso da tecnologia de ponta e conta com parcerias de peso como a Microsoft, a IBM, a Oracle, SAP e a CISCO, cinco dentre as maiores empresas de TI do mundo. A FAESA chegou na frente e oferece todo o suporte para a sua criatividade entrar em jogo no único curso de nível superior da área no Estado.

Fizemos uma entrevista com o Coordenador do curso de Jogos Digitais Rober Marcone Rosi, confira:

Faesa Digital – Qual o cenário atual do mercado de Jogos Digitais?
Rober Marcone – A área de Jogos Digitais é bem desenvolvida mundialmente, as pessoas já entendem que é uma carreira de grande sucesso. Trata-se de uma área que fatura mais do que a indústria do cinema, com um faturamento anual na casa dos bilhões de dólares. No Brasil, a área dos jogos começou a se desenvolver mais quando chegaram os smartphones, pois toda uma indústria cresceu para atender a demanda por aplicativos e jogos para celulares.

Qual a proposta do curso de Jogos Digitais?
O objetivo é  alcançar todos os processos de como se constrói um jogo, desde a concepção de personagens, de roteirização, de como se constrói a dinâmica do jogo até quando acontece a publicação dele. O aluno passa por todas essas etapas, seja na parte da animação, do design, da construção dos personagens e na codificação do Jogo.

Existe algum preconceito em relação ao curso? O que as pessoas acham do curso de Jogos Digitais?
giphy-downsized-large.gifE em relação ao preconceito, se você for pensar na cabeça do pai hoje que não tem conhecimento da área de jogos, que não enxerga o mercado e não vê o quanto o esse universo está crescendo, ele costuma vir aqui achando que o filho vai brincar. Então, esse é um preconceito que precisa ser derrubado, normalmente a gente conversa com os pais, porque é uma formação que não é só para a área de jogos, mas também envolve atividades que podem ser desempenhadas na área de publicidade e propaganda, na área educacional, de animação, de design e na indústria, através da construção de simuladores.

Para escolas?
Escolas, inclusive temos um egresso do curso (Rafael Lontra) que desenvolveu um Jogo que auxilia na preparação para o ENEM. A Mitogames, empresa do Rafael, disputou no Demoday InovAtiva com 1.800 empresas, 14 categorias e o ENEM GAME é produto que ficou em primeiro lugar na categoria Educação e Acessibilidade no Brasil. Além disso tivemos alunos que desenvolveram uma série de aplicativos, jogos e outros produtos que foram lançados no mercado.

Mais alguma opção?
giphy (1).gif
Sim, no mercado de simuladores, que são programas e/ou estruturas desenvolvidas para treinar alguém que vai operar equipamento, maquinário ou um sistema complexo. Por exemplo,  um futuro operador de guindaste, de uma locomotiva ou de uma cortadeira de eucalipto, que são equipamentos caros, pode fazer um treinamento no simulador antes de operar a máquina.

Quais são as parcerias que o curso de Jogos Digitais possui?
Hoje nós temos parcerias nas áreas de computação com a Oracle, IBM, Microsoft, além de outras parcerias com algumas empresas. Agora, especificamente para área de jogos a gente tem uma ligação com a SAP Games.

Qual o cenário do mercado de jogos e as perspectivas para o futuro?
A dinâmica de uma empresa de jogos envolve um conjunto multidisciplinar de habilidades e competências, são diferentes funções e habilidades para que um jogo seja desenvolvido e lançado no mercado.

giphy (2).gifSobre o mercado, podemos ver o exemplo do Pokemón Go. Quando ele foi lançado,  em uma semana o aplicativo faturou alto, na  faixa de milhões de reais, fora a parte da publicidade que girou ao redor do jogo, estamos falando de uma movimentação de bilhões.

Além disso, temos também pessoas que estão sendo escolhidas para desenvolver partes de jogos daqui do país para mandar para grandes mercados mundiais. Estes profissionais participaram do desenvolvimento de partes de jogos que vão ser integrados com outras partes oriundas de diferentes regiões do mundo.

Qual o objetivo mais procurado para esse curso?
Olha, esse curso na verdade tem um grande desafio, são perfis. É o perfil de design, que vai desenvolver a habilidade e competência de desenhar e desenvolver personagens e a  imagem do jogo. E tem a parte da programação que fica responsável pela jogabilidade e funcionamento do jogo, é o que faz o programa/aplicativo funcionar.

Então design e jogos digitais é a mesma coisa?
Na verdade, há alguns cursos da área jogos que são direcionados mais para a área do design. No nosso caso, nós desenvolvemos um curso com um projeto pedagógico  que foca a desenvolvimento destes dois perfis.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: