Projeto Lumiar: a fotografia unindo gerações – Segunda etapa 2017

No dia 13 de outubro, as crianças da Escola Padre Anchieta vieram à FAESA para a primeira etapa do Projeto Lumiar. Se você ainda não viu, vale a pena conferir a matéria!

O projeto começou em 2013 quando a professora Mônica Melo, da Escola Padre Anchieta, estava procurando alguma atividade para fazer com os alunos para o dia das crianças. Então, ela pensou na ideia de trazê-los ao estúdio de fotografia da FAESA. Zanete Dadalto, professora de Fotojornalismo e Fotografia Publicitária, achou a ideia bacana e trouxe as crianças ao estúdio para uma tarde lúdica.

As crianças se fotografaram e depois comeram um cachorro-quente. Em 2015, Zanete resolveu juntar a Mônica Oliveira, técnica do estúdio de fotografia, que deu a ideia de juntar as crianças com os idosos do asilo. A partir daí foi feita, primeiramente, a vinda no dia das crianças e depois no asilo para fotografar o encontro. Logo em seguida as crianças fizeram uma cartinha para dar de presente aos idosos do asilo na festa de natal.

No ano passado (2016), a professora Mirella Bravo, que ministra uma disciplina no sexto período, se juntou ao projeto e as professoras somaram as duas atividades. O Lumiar acontece sempre no segundo semestre e tem um tema novo todo ano.

Antes de começarmos, nós fazemos um diagnóstico com as professoras da Escola Padre Anchieta: Mônica Melo, Ivete Gava e nesse semestre, também, com a professora Noêmia. À partir desse diagnóstico, onde elas avaliam as crianças por um semestre, nos é passado um perfil dessa turma e então nós criamos o projeto”,  contou a professora Zanete.

 

No último dia 10, terça-feira, aconteceu a segunda etapa. Nesse ano, percebeu-se que as crianças estavam muito adultas, com falas e preocupações que geralmente não fazem parte desta fase da vida. E o intuito era resgatar o sonho, o sonho de ser criança, de ter uma perspectiva de futuro. Então o tema desse ano foi SONHO, e as crianças foram “sonhadoras”, resgatando o que elas podem através do estudo. Ir para a escola e estudar pode mudar o futuro delas, pois assim elas podem almejar por algo melhor.

Em relação à matéria da professora Mirella, a cada ano é proposto para as turmas de sexto período de Jornalismo que produzam algum projeto de comunicação comunitária. Essa disciplina pode acontecer só na sala de aula, estudando a teoria, ou pode ser posta em prática. Todas as turmas aceitaram colocar em prática: as da manhã, durante a semana e as da noite, no sábado.

Os alunos são os mediadores, então eles saem da função de produtor de mídia, de TV, de matéria, documentário, que vêm fazendo até aqui, e procuram desenvolver oficinas nas quais eles ensinam outros sujeitos a produzir mídia, assim como mostrar a esses sujeitos que eles têm direito à informação e direito também, não só de receber informação, mas também de produzi-la, de falar sobre eles, construir as suas identidades”, relatou Mirella Bravo.

A professora Ivete Gava trabalha com alfabetização na Escola Padre Anchieta, que é da Prefeitura, e participa do Projeto desde o começo e acompanha o crescimento a cada ano.

Eles veem o carinho dos “vovôs” com eles e o carinho deles com os “vovôs”. Eu acho que isso é o que mais fica dentro deles e dentro de nós também”, disse Ivete.

Esse ano, com o tema “Sonhadores”, as crianças participaram de diferentes atividades neste segundo encontro. No laboratório de fotografia, aprenderam sobre fotografia com a professora Zanete, além de fotografarem e serem fotografados. No estúdio de audiovisual, o técnico de laboratório de rádio e TV, Guilherme Vasconcelos, ensinou um pouco sobre como funcionam os equipamentos no estúdio e as crianças tiveram a oportunidade de serem gravadas, simulando entrevistas entre si. Além dessas atividades práticas, assistiram à apresentação de teatro que os alunos prepararam em outra sala.

Depois de tanto aprendizado, todos comeram cachorro-quente, ganharam lembrancinhas e foram embora muito felizes, prontos para a próxima etapa do Projeto, que acontecerá no dia 06 de novembro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: