Foco na programação: A virada e o Verão capixaba

O ano novo e o verão se aproximam e com eles vários eventos e ofertas de entretenimento surgem na agenda do capixaba. E por que não aproveitar para movimentar o turismo pelas belas paisagens deste estado? Isso pode ser ainda melhor para quem se permitir viver novas experiências, algumas levando a destinos que fogem à rota convencional.

Longe de restringir o verão a já muito aclamada Guarapari, o estado do Espírito Santo reúne diversas outras opções de natureza, adrenalina, shows e gastronomia. Confira abaixo qual programação se aproxima mais do seu perfil.

Programação para toda a família

Brilho de natal de Domingos Martins 

947284_158564637686972_973201225_n

Praça principal em Domingos Martins, iluminada para receber os festejos natalinos

Já é tradição no centro de Campinho, em Domingos Martins, como forma de receber o Natal, a iluminação e decoração especiais que remetem a todos os símbolos típicos da data. A partir do dia 25 deste mês até o dia 7 de janeiro será possível visitar a Vila do Papai Noel, que conta com uma casa para o velhinho barbudo e areia no lugar de neve.

Para quem busca um pouco mais de agito, à semelhança dos anos anteriores, a cidade promete atrações musicais nos finais de semana, além das opções culturais já conhecidas, que levam às raízes da colonização alemã na região.

Para quem quer pegar uma praia

Réveillon nas dunas de Itaúnas

Uma proposta que promete agradar quem busca praia, paisagem paradisíaca de dunas e festa é a passagem do ano novo no litoral norte do estado, mais precisamente na vila de Itaúnas, em Conceição da Barra.

Serão três dias de comemorações destinadas ao réveillon na famosa casa de forró Buraco do Tatu, que contará com atrações como Forró Caçana e Forró Bentivi. A respeito da virada na vila, nada melhor do que ouvir de quem entende.

Eu passo réveillon em Itaúnas há 19 anos. Cresci lá e conheço todo mundo. Virada do ano sempre lota e recomendo a qualquer um”, declarou o estudante de Jornalismo, nativo da região em destaque, Rafael Roschel, 19.

Sobre a expectativa do que se aproxima, o aluno acrescenta: “Pretendo passar mais uma vez o réveillon em Itaúnas e este ano promete ser melhor do que os outros. Além disso, ao contrário dos últimos finais de ano, em que estive trabalhando, estarei livre e vou aproveitar muito. Soube que vai ter até show do Armandinho”

Para quem procura sofisticação em ambiente para poucas pessoas, sem perder de vista o calor e energia do litoral, haverá programação especial na Pousada KA 347, que lançará parceria com a Cervejaria Barba Ruiva, das montanhas capixabas. O evento trará banda, DJ, chopp liberado e ceia de ano novo.

Festival de verão Guriri 2018

O festival que promete movimentar o litoral norte durante todo o verão está em sua 8ª edição e contará com performances de consagrados artistas de renome nacional. O diferencial deste ano é buscar agradar a todos os públicos, com shows de axé, sertanejo, funk e pop rock presentes na programação.

Em destaque dentre as atrações confirmadas estão O Rappa, em seu último show no litoral norte do Espírito Santo, Anitta, MC TH e Marília Mendonça. Os shows serão realizados na Arena ao Mar e os ingressos já podem ser adquiridos, seja em lojas físicas espalhadas pelo estado ou mesmo pela internet.

Para quem busca tranquilidade

Cachoeiras em Matilde

matilde-cachoeira-matilde-4_nupsua

Um verdadeiro véu de encantamento em Alfredo Chaves

Distrito de Alfredo Chaves, na região das montanhas capixabas, passar o réveillon ou parte do verão em Matilde pode significar recalibrar as energias para iniciar 2018 com ânimo e disposição. Respirando natureza, o turista poderá se aventurar fazendo rapel ou voltar para casa carregado de belas fotos no mirante. Além disso, a cachoeira Engenheiro Reeve é um espetáculo à parte.

Também vale a dica de visitar o centrinho e conhecer os bares legais, mercearias e restaurantes locais. Mas como um bom retiro espiritual, o lugar não conta com bancos ou farmácias.

Pedra Azul

Destino mais conhecido da região serrana, a Pedra Azul surpreende com opções de Alta Gastronomia e bons hotéis. Apesar de a vila em si não contar com programação especial para a virada ou para o verão, são vários os eventos fechados que ocorrerão na passagem do ano, que podem incluir queima de fogos, música ao vivo e ceia especial.

Como opções de lazer o Parque Estadual dispõe de trilhas com diferentes níveis de esforço, escalada, piscinas naturais e possibilidade de aluguel de quadriciclos. Além disso, para diversão das crianças há ainda o zoológico Zoo Park da Montanha, que conta com mais de 500 animais de aproximadamente 150 espécies.

Se a intenção for comer bem, os restaurantes Don Lorenzoni Due, Alecrim, Lago da Lua e Valsugana não decepcionam e ficam, à exceção do último, na Rota do Lagarto, ponto de visitação obrigatória. Já para tomar um café colonial típico da região, as indicações são a pousada Peterle e a nova Picnic Chocolates. Também é possível passar uma tarde diferente na belíssima estrutura do Fjordland, fazer uma trilha a cavalo e apreciar um café arábica no Heimen.

Para lazer noturno, a grande novidade é o Blue Rock Pub, que ainda não divulgou a programação de dezembro e janeiro, mas que conta com extensa carta de cervejas, hambúrgueres gourmet e frequentes apresentações musicais.

Para não pesar no bolso

Caparaó

Repleta de belezas naturais e que em outubro sedia festival de Jazz no Patrimônio da Penha, a região traz no verão visual inesquecível e opção de subida ao Pico da Bandeira, terceiro ponto de maior altitude no Brasil.

M2081S-1028

O pôr-do-sol convidativo na subida do Pico da Bandeira

O Parque Nacional é muito procurado por adeptos do montanhismo e conta com piscinas naturais, além de proporcionar impressionantes registros do nascer e do pôr-do-sol. Acrescenta-se ainda que são quatro regiões disponíveis para acampar com alguma comodidade, o que inclui mesas, banheiros e quiosques.

Iúna

Outro paraíso pouco explorado e perfeito para relaxar é o complexo de cachoeiras de Hidrolândia, situado em Iúna, pertencente à região do Caparaó. A estrutura natural oferece serviço de camping e trilhas, além de almoço durante todo o verão. O valor cobrado por pessoa é de R$8,00, com isenção para crianças de até 9 anos, configurando-se também como uma proposta bastante acessível.

Opção não vai faltar

Seja qual for sua praia, o que não vale é dizer que não tem lugar pra ir. O Espírito Santo promete ofertas para todos os públicos, sejam estes de espíritos aventureiros ou de ávidos por calmaria e paz. O importante é explorar as paisagens e desfrutar em boa companhia. Boas festas!