Corações de Natal: sobre ser um voluntário

Dezembro vem chegando e com ele as promessas e retrospectivas: analisamos o que fizemos de bom e o que poderíamos mudar. Neste panorama, diversas organizações e pessoas se planejam para garantir um Natal mais solidário. Decidimos reunir aqui as iniciativas e ações sociais já divulgadas e pretendemos também fomentar novos projetos, buscando incluir o máximo de beneficiados possível.

gifs-de-natal-minions

Exemplo de que é possível fazer a nossa parte

Desenvolvido pela aluna do segundo período de Jornalismo, Isabella Arruda, que se utilizou de parcerias realizadas em seu instablog, o “Dia da Doçura” foi realizado para atender crianças e adolescentes que vivem em abrigos de Barcelona e Jacaraípe, ambos na Serra, em celebração do dia das crianças.

A iniciativa foi concretizada no dia 7 de outubro, na instituição Casa Lar dos Meninos, e arrecadou brinquedos, roupas e sapatos para todos os participantes, além de ter contado com uma verdadeira festa, regada a bolo, salgados e docinhos deliciosos. “A iniciativa pode partir de cada um de nós. Não precisamos esperar o natal ou que alguém assuma algum compromisso formal. Toda hora é hora e o importante é transformar aos poucos a realidade em que vivemos”, revela a estudante e estagiária do Faesa Digital.

View this post on Instagram

O Dia de Doçura foi mais maravilhoso do que a gente planejava! Tenho tanto a agradecer ao apoio de todos: ausentes e presentes fisicamente no evento, mas que de alguma forma contribuíram. Esperamos que seja o primeiro de muitos! . . Teve cachorro quente, algodão doce feito na hora, bolos deliciosos, docinhos, tortas, quiches, salgados, show musical com @ldschaves, pintura com @mel.koehler, balões lindos com @tatianepnasc e muitos presentes!!! 🎁🎂 . . . "Era uma vez… o dia em que todo dia era bom… Delicioso gosto e o bom gosto das nuvens Serem feitas de algodão Dava pra ser herói no mesmo dia Em que escolhia ser vilão E acabava tudo em lanche Um banho quente e talvez um arranhão Dava pra ver, a ingenuidade a inocência Cantando no tom Milhões de mundos e os universos tão reais Quanto a nossa imaginação Bastava um colo, um carinho E o remédio era beijo e proteção" 💛💛 . . . Mesa por: @luizasamp @ateliedecakes @pedrojherzog @cakesdarafa @jaquejoybrigaderia @analauratrevizani @liviantd @limaulaz Agradecimento especial: @assertivacomunicacao . . . #gastronomiaes #diadedoçura #açaosocial #ajude #amoraoproximo #gourmet #capixabadagema #vitorinha #vix #vv #vilavelha #espiritosanto #sorteiosvix #capixaba #capixabadagema #vitorinha #vix

A post shared by Por @isampa 🙋🏼‍♀️ (@hiperglicemiaoficial) on

Levando alegria aos hospitais

13226947_1747672268842085_6475916187476397152_n
Doutores Alegres levando sorriso

Atitudes de amor ao próximo podem se tornar ainda mais especiais em contextos de fragilidade e doença. Desse modo, instituições como Especialistas do Riso e Instituto Alegrar se mostram fundamentais, por buscar arrancar sorrisos das situações de maior tristeza e agonia.

O Instituto Alegrar funciona como uma Organização Não Governamental por meio dos seus integrantes, que são chamados de “Doutores Alegres”. Estes contam com doações e atuam em diversas frentes, realizando apresentações em hospitais, asilos, creches, orfanatos e igrejas.

Ação de paróquia em Vitória busca construir casa para uma família

A Paróquia São Camilo, localizada na Mata da Praia, em Vitória, promove o Natal Solidário 2017, projeto que será efetivado por meio da distribuição de um carnê às crianças que participam da equipe da catequese. Este talão conterá bilhetes de rifa ao preço de dez reais.

Destaca-se que todo o valor arrecadado será revertido em material de construção e mão de obra para casa que abrigará uma família que vive no bairro de São Pedro, também em Vitória. O novo lar será destinado à Dona Dalva, uma avó que cria três crianças: Ana Beatriz, Cauã e Yasmin, que hoje enfrentam muitos problemas em sua moradia atual.

Fazer um mundo melhor inclui também os bichinhos

Já são alguns grupos que se reúnem aqui no estado com o objetivo de destinar animais abandonados para a adoção ou mesmo com a intenção de notificar nas redes sociais sobre o desaparecimento de um cachorro ou um gato. Sendo assim, situações de abandono não preocupam apenas quando relacionadas a pessoas e a solidariedade deve ser colocada em prática sem restrições.

Ingrid amizade é um luxo
Ingrid Nerys em Feira de adoção de cães e gatos

Neste sentido, ONGs, como a famosa Patinhas Carentes e a Amizade é um Luxo, contam com o nosso apoio e doações. Voluntária, a estudante de Jornalismo Ingrid Nerys, 21, participa de feiras de adoção, já que não pode receber mais animais em sua casa. “Somos (Amizade é um Luxo) uma Organização de resgate de animais que começou apenas divulgando imagens deles nas redes. Hoje arrecadamos dinheiro, ração, remédio e até fraldas para animais idosos”, conta a aluna da FAESA.

Ao ser questionada sobre o que a impulsiona em destinar seu tempo para atitudes como esta, Ingrid responde: “O amor pelos animais, principalmente. Gostaria também de ajudar crianças e idosos, mas tenho dificuldade de encontrar lugares que contam com trabalho voluntário e fica difícil conciliar a agenda. Mas são atividades que, sem dúvidas, nos torna mais sensíveis e ficamos muito satisfeitos quando vemos tudo terminar bem”.

Projeto de Entidade da Serra ajuda jovens em situação de abandono ou violência

O Projeto Sol é desenvolvido por uma Organização da Sociedade Civil (OSC) em parceria com o município da Serra e atua no acolhimento de adolescentes, de 12 a 18 anos, que sofreram violação de direitos, seja em virtude de abandono ou de violência.

Em conversa com Giovana de Siqueira Novaes Buaiz, assessora técnica da instituição, ficou evidenciado que a captação de recursos feita pela Entidade ocorre apenas pontualmente. “Funcionamos como unidades que são portas de entrada para jovens, em que permanecem por um período. Se for o caso, são destinados a abrigos. Recebemos alguns de empresas e escolas, mas estamos abertos ao público em geral”, revela a assessora.

Para os interessados em ajudar, a sede do projeto fica na Avenida Região Sudeste, 495, na Serra, e os números de telefone são: (027) 3341-4196 e 3064-3328.

Seja qual for a forma escolhida, boa vontade é sempre bem vinda

Sem a pretensão de esgotar a lista de possibilidades, buscamos trazer ideias para que cada um tente se encaixar. Sabemos que existe interesse e disposição, mas muitas vezes falta tempo para se engajar. Por isso, as férias, seguidas do período natalino, podem se tornar uma opção viável de entrar de cabeça em um projeto social. Ou mesmo, pode ser esse o momento para que, individualmente, façamos o bem ao próximo. Que comecemos 2018 com o pé direito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: