Sarau de livros acontecerá amanhã em frente à biblioteca

O Sarau é um projeto da Biblioteca Faesa com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão,  por meio da professora de pedagogia Eusdete Jesus Gobretti. O fato da professora trabalhar com a leitura através do projeto Roda de leitura fez com que ela se envolvesse com esse evento, juntamente com a biblioteca. Vamos ter muita cultura, leitura, escrita e música.

Esse evento festivo tem a finalidade de compartilhar experiências culturais e o convívio entre as pessoas, também possui o propósito de realizar atividades lúdicas, como ouvir música, recitar poemas, ler livros e outros. Sua intensão é convidar a todos, tanto alunos quanto funcionários da FAESA, e a comunidade externa para participar deste evento cultural livre.

WhatsApp Image 2017-11-14 at 16.37.01

Evento

O evento vai contar com um palco com iluminação diferenciada na Praça Verde (em frente à biblioteca), onde vão se apresentar autores, poetas e músicos capixabas, até mesmo alunos e funcionários da FAESA.

Além disso, vai ter banca de troca, venda e varal de doação de livros. Os leitores mais antigos poderão trazer seus livros e trocar por outros. A doação será por meio de um varal que será colocado entre as duas árvores da área verde e, assim, irão pendurar livros para as pessoas pegarem.

Objetivo

A proposta do Sarau é incentivar a cultura em geral nas pessoas, mostrando que ela está interligada com a biblioteca e sala de aula. Chamando a atenção de quem ainda não possui esse hábito através de um evento descontraído, fazendo com que os alunos interajam entre eles e a cultura.

Tirar a ideia de que a biblioteca universitária tem apenas leituras técnicas, sendo que na a Biblioteca da FAESA também tem o tipo que amplia o horizonte para uma escrita mais erudita, mais correta (Nem só de livros didáticos vive a biblioteca).

Nós ficamos muito feliz, esperamos que todos participem, o evento vai ser realizado em horário de intervalo para não prejudicar quem está na sala de aula. Fica o chamado para os alunos que são escritores, mas que são tímidos e estão guardando o talento na gaveta, essa é a hora de mostrar para as pessoas, eles poderão subir no palanque e fazer a sua apresentação”, diz Alessandra Pattuzzo, Gestora das Bibliotecas da FAESA.

É para animar o pessoal, esse é o primeiro de outros que virão no ano que vem. A proposta é que o Sarau faça parte do calendário da FAESA, para que os alunos despertem esse lado da escrita e leitura um pouco aqui dentro mesmo.

Exemplo de participante

Um dos artistas que irão se apresentar no Sarau é o Tio Riqueza da pipoca, ele será o primeiro.

Descobrimos, no Tio Riqueza, um poeta, um autor e um escritor de música. Ele é um exemplo de que todos aqueles que possuem o desejo de aflorar, são capazes. Se pegarmos a história de vida dele, podemos ver que ele não é uma pessoa que se graduou ou fez uma Pós-Graduação, portanto, ele não possui letramento. No momento em que lemos suas poesias, podemos observar a tamanha excelência em sua escrita, na rima, na concordância. Isso é muito importante para os alunos perceberem que não é somente o escritor de Best Seller que possui a capacidade de escrever. Todos são capazes, desde que tenha o hábito e gosto pela leitura”, relata a Alessandra.