Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado o dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida em virtude do falecimento do ícone do Quilombo dos Palmares, Zumbi, em 1695. Este personagem histórico é símbolo de luta do povo negro contra a escravidão.
Este dia, considerado feriado em diversos municípios brasileiros, deve então ser visto como momento de reflexão e como pilar de mudanças sociais. A seguir, listamos as notícias mais relevantes sobre o tema. Confira!
Museu Capixaba do Negro (MUCANE) recebe visita de estudantes da rede pública de ensino
Os alunos foram recebidos por monitoras e contaram com explicações acerca da importância das lutas por igualdade racial.
Escolhida simbolicamente, São Mateus se torna capital por um dia

Contando com programação especial no Sítio Histórico Porto de São Mateus, o município do norte do estado prepara homenagens com apresentações de folclore e relembra a morte de Zumbi de Palmares. O governador em exercício, César Colnago, assinou decreto e elegeu a cidade como capital no dia de hoje.
Em Linhares, extensa agenda é programada pela prefeitura
Intitulado “Linhares Afro”, evento reservou apresentações musicais, de gastronomia e desfiles como atrações ao público. A festa teve início ainda na véspera da data oficial, no domingo, 19.
Em Salvador, celebração conta com lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares

Matéria do Correio da Bahia trouxe programação cultural para este dia 20 de novembro, recheada de tradição e respeito às raízes africanas.
Atriz da Globo, Taís Araújo fala sobre preconceito racial

Em discurso que se tornou polêmico, a atriz trata das dificuldades que uma criança negra têm e sobre o desafio que seus filhos enfrentarão pelo simples fato de não serem brancos.
A palestra de Taís Araújo repercute e é alvo de críticas e haters
Apesar de negra, a atriz acabou sendo atacada por não fazer parte de uma maioria que sofre preconceito. Acusada de se vitimizar e de usar seus filhos para sustentarem este status, os comentários vão além e viralizam.
Em São Paulo, Avenida Paulista fica fechada para atividades de lazer

Considerado feriado municipal, o dia da Consciência Negra suspende o rodízio de veículos e permite um dia agradável na capital paulistana.
Glória Maria é criticada por seu posicionamento contrário ao dia da Consciência Negra

Dizendo concordar com pensamento do ator americano Morgan Freeman e esclarecendo já ter sido vítima de preconceito em virtude de sua cor de pele, a jornalista acredita que um dia destinado ao negro não resolve o problema do racismo.
Assumir o cabelo crespo ganha espaço e resgata identidade cultural
Com receio de rejeição, muitas mulheres negras se submetem a procedimentos estéticos e negam a própria imagem. A tendência de aceitar e cultuar as raízes afro veio para trazer de volta a auto estima e mostrar para a sociedade que existe beleza mesmo sem correspondência aos padrões estéticos hoje impostos.