Entre fotos e gerações: Sonhadores visitam o Asilo de Vitória

Texto desenvolvido por Carolina Vieira, aluna do 6º período de Jornalismo.

O projeto de comunicação social da Professora Zanete Dadalto, “Lumiar: a fotografia unindo gerações” se juntou aos alunos do 6º período de jornalismo pela disciplina de Comunicação e Cidadania, da professora Mirella Bravo. E foi dessa parceria que surgiu a Oficina Sonhos.

Michelle Alves 6

Michelle Alves

A Oficina tem o objetivo de mostrar às crianças a diversidade de escolha que elas têm para o futuro profissional. Com direito a fantasia de profissões variadas, os estudantes de jornalismo tiveram o primeiro encontro no dia 13 de setembro, com a criançada da Escola Municipal Padre Anchieta.

No segundo encontro, dia 10 de Outubro, os sonhadores tiveram o primeiro contato com a câmera. Além de fotografar, serem fotografadas e assistirem a um teatro sobre não desistir de sonhar, elas ainda passaram para o papel os seus sonhos profissionais, esbanjando criatividade em seus desenhos.

Michelle Alves 7

Michelle Alves

Mas foi na quarta etapa do projeto, que as gerações se uniram. Os alunos da FAESA levaram a garotada para o Asilo de Vitória, e com a câmera na mão e os braços abertos, animaram a melhor idade com a visita.

Eu gosto muito quando as crianças vêm aqui. Eu gosto muito de criança.” – Seu João Gonçalves, morador da sociedade de assistência à velhice desamparada.

E o carinho é recíproco. Entre a magia da fotografia e todo o aprendizado, quando perguntado do que mais gostou do encontro, Lucas Ferreira, 6 anos, que sonha em ser artista, afirma “ver as vovós e os vovôs”.

E a saudade vai apertando com a chegada do último encontro, que ocorrerá no dia 07 de dezembro, numa quinta-feira, em mais uma visita ao asilo. Dessa vez com direito a presentes vindos diretamente do Papai Noel, as gerações se despedem em clima de natal.