Diário dos cursos – Odontologia

Você sabia que o mercado de trabalho do odontólogo não está restrito apenas aos consultórios e clínicas particulares? Pois é, apesar de as pessoas acharem que é uma área limitada, há uma vasta possibilidade de empregos. As oportunidades surgem tanto na saúde pública – por meio de atuação nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e na Estratégia de Saúde da Família – quanto em empresas privadas – em hospitais ou instituições de ensino.

O projeto pedagógico do curso atende às diretrizes do MEC, normas do Conselho Regional de Odontologia e a dinâmica do mercado, formando profissionais com as habilidades e competências necessárias à prática profissional. Dessa forma, o perfil do egresso do curso procura desenvolver as seguintes habilidades e competências gerais:

  • Atenção à saúde;
  • Tomada de decisões;
  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Administração e gerenciamento;
  • Educação permanente.

A FAESA proporciona para os universitários conhecimento sobre todas as áreas do cirurgião-dentista, isso faz com que os alunos vivam experiências para a escolha de sua profissão futura.

O curso de Odontologia da FAESA é coordenado pela Profa. Mestre Carla Letícia Alvarenga Leite, e é muito visado pelos vestibulandos, há muitas expectativas e medos em relação a graduação. Para você saber melhor sobre o curso de Odonto e sobre a estrutura da FAESA, fizemos uma matéria especial para esclarecer todos os pontos.

Jholine Bonadiman, 21 anos, está no 3º período, enquanto Marllos Teixeira, 24 anos, está no 9º período, ambos do curso de Odontologia da FAESA. Conversamos com eles para saber quais foram as expectativas do curso, sobre os medos e ansiedades que ambos sentem ao concluir mais um período.

Eu não tinha ideia de que o curso abrangia tantas áreas e possibilidades dentro da Odontologia. A gente sempre tem a ideia da Odontologia como sendo apenas limpeza, extração, mas vai além.” Jholine

odonto 3

Jholine Bonadiman, feira de profissões do Marista. Fonte: arquivo pessoal

É uma profissão apaixonante, complicada, trabalhosa, porém apaixonante. O gasto é alto, mas o retorno também não fica para trás.” Marllos.

DSC_0664

Expedição à Amazônia

Antes de decidir pelo curso de Odontologia, Marllos e Jholine queriam Medicina, mas após pesquisar melhor sobre o curso de Odonto e suas áreas eles decidiram tentar “acabei me encantando pela Odontologia”, disse Jholine.

Perguntada sobre o início de seu curso, Jholine nos contou que está superando suas expectativas, mesmo sendo um curso difícil.

odonto

Jholine Bonadiman, ação em uma Igreja Batista em Vila Velha. Fonte: arquivo pessoal

A dificuldade surge pois não é um curso fácil, exige tanto o conhecimento teórico como o prático, porque é nela que a gente vê se realmente aprendeu, entretanto há prazer em ver o outro sorrir, é ver que você pode ajudar alguém com seu trabalho e durante o curso eu estou vendo e fazendo muito isso.”

Enquanto Marllos nos falou que a matéria mais difícil foi Anatomia 2 e que “é um curso muito difícil, mas o trabalho duro gera grandes retornos.”

Projetos sociais

Há muitos projetos sociais realizados pela FAESA, com o apoio de alunos da Odonto. Dentre eles, podemos destacar:

  • Promoção de Saúde Bucal nas Escolas – os universitários desenvolvem ações para ensinar saúde bucal para crianças de escolas municipais parceiras e do entorno da FAESA;
  • O Sorriso Nunca Envelhece – voltado para a saúde bucal dos idosos que vivem no Asilo de Vitória ao longo do ano;
  • Odontologia Na Expedição à Amazônia – levanta as condições de saúde bucal da população ribeirinha de algumas localidades de Manaus e da tribo indígena que fazem parte do projeto;
  • Natal Faesa – reúne crianças assistidas pela Clínica e seus familiares a fim de orientar sobre a saúde bucal, desenvolvidas de forma lúdica, e encerra com doações de brinquedos para as crianças presentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Marllos participou de uma ação social “[minha turma] fez um teatro para crianças em uma escola em São Pedro. É uma experiência que ficou marcada positivamente.”

Estrutura do curso

A FAESA contribuiu de forma singular. A coordenação sempre presente ao lado dos professores. Esse é um super diferencial!” Marllos.

Os seguintes espaços são utilizados:

  • Laboratório de Biologia
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Semiologia
  • Laboratório de Pré-clínico I
  • Laboratório de Pré-clínico II
  • Laboratório de Anatomia
  • Laboratórios do Núcleo de Aplicações Tecnológicas – NAT

Perguntamos para o Marllos se a FAESA dá o suporte necessário para o mercado de trabalho, ele disse que sim.

O mercado de trabalho na área da odontologia é grande. Por isso a concorrência é alta, mas buscando sempre uma boa capacitação te diferencia no mercado, e a FAESA nos traz isso.”