As cores e seus significados na virada de ano

Todo final de ano parece ser a mesma coisa: comida, festa, Natal, Ano-Novo, todo mundo vestindo branco. Geralmente, a cor que simboliza a paz costuma ser a mais usada mesmo, para trazer serenidade na vida de quem veste uma peça de roupa branca. As pessoas acreditam que a cor influencia no dia a dia, em cada situação e em cada momento da vida delas.

A cor mais usada na virada de ano é o branco, que traz o sentimento de paz e bondade. Já o amarelo, outra cor bastante usada também, remete ao calor, à energia e ao dinheiro, lembrando muito o ouro. Se a pessoa queria um ano novo com muita tranquilidade e confiança, as roupas azuis devem ser tiradas do guarda-roupa.

happy new year 2.gif

Mesmo com todos esses significados, existem aqueles que não acreditam na representação das cores. É uma simbologia que agrada a maioria das pessoas e as deixa mais confiantes em relação a começar um ano com o pé direito. Usar uma nova roupa na virada de ano faz algumas pessoas se sentirem bem e confiante, como a estudante de Jornalismo Juliana Ramaldes.

Acostumada desde nova a usar branco em todos os réveillons, a aluna de 19 anos passou a se importar um pouco mais com as cores que vai usar no último dia de um ano e no primeiro dia do próximo apenas em 2016. “A virada de 2016 para 2017 foi a única que realmente me importei e tive um ano maravilhoso! Será que foi uma mera coincidência?”, indaga rindo.

white 3.gif

Ao contrário de Juliana, a também estudante de Jornalismo Bárbara Caldeiras era muito preocupada com as cores e tomava cuidado com os mínimos detalhes, como a cor da unha. Tudo para atrair apenas coisas boas no próximo ano. Atualmente, só costuma usar o tradicional branco. “Acho que um único segundo não pode definir um ano todo”, reflete.

Para Bárbara, ter usado uma cor específica trouxe um amor para a vida dela. “Certo ano resolvi usar uma peça rosa para atrair o amor e já no primeiro dia do ano, conheci um rapaz. Namoramos por três anos”, conta. Ela acrescenta que não acredita que tenha sido um fato ocorrido por causa da cor da roupa que ela usou, mas que foi uma simples coincidência.

love 2.gif

Outras pessoas costumam usar roupas com cores que grande parte da população escolhe apenas por ser uma tradição. Higor Miguel, estudante de Engenharia Elétrica, é uma dessas pessoas. Ele nunca se importou com a cor que a roupa tem e vai pela onda do senso comum mesmo. “É só pela tradição, e geralmente eu uso branco ou amarelo”, detalha.

Existem ainda as pessoas que não se preocupam com tradição e que não se importam muito com as cores e o que elas representam, mas usam algumas específicas por causa da estética. Isso quer dizer que a pessoa decidiu usar aquela roupa simplesmente porque era a que ela queria vestir. Essa escolha não tem a ver com nenhuma simbologia nem nada do tipo. É o caso do estudante de Engenharia Elétrica Gabriel Gouvêa. “Não me apego muito à cor porque acho que não tem nada a ver mesmo, é uma simbologia, mas que não traz efeito. Acho que seu ano é bom ou ruim se você corre atrás. Uma cor não vai determinar o sucesso ou o fracasso de um ano”, explica.

jt.gif

A cor tem significado?

Mas será que as cores realmente possuem o significado que as pessoas imaginam? Ou será que as pessoas apenas atribuíram um sentido a cada cor para se apegar a uma tradição?

72287Segundo o livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação, escrito pelos autores Modesto Farina, Clotilde Perez e Dorinho Bastos, cada cor possui atribuições afetivas e materiais, e a maioria representa o que as pessoas acreditam. Vamos listar alguns significados, de acordo com os autores, e você já pode decidir qual roupa usar na virada de ano-novo desta vez se quiser atrair para si energias positivas para os próximos meses.

BRANCO

white 4.gif

Essa cor indicia neutralidade, pureza, vida, castidade. Também é a cor dos fantasmas e dos espíritos. É a cor do vazio interior, da carência afetiva e da solidão. Simboliza a luz e, por associação material, remete ao lírio, a neve, nuvens em tempo claro e outros. Já por associação afetiva, remete a ordem, ao otimismo, a inocência e a paz.

PRETO

black 2.gif

A cor preta é a ausência de luz e é a cor da vida interior sombria e depressiva. As sombras, a sujeira, funeral, o pessimismo, a tristeza, a negação e a melancolia são elementos associados à cor preta também. O preto é alegre quando combinado com certas cores e em algumas ocasiões possui sentido de elegância e seriedade.

VERMELHO

red.gif

O vermelho é a cor do amor, da atração e da sedução. Na cultura cristã, o vermelho de sangue tomado é o que dá vida; purifica e santifica. Mas esta cor pode ter conotações negativas, como símbolo de impureza e pecado. O fogo e o sinal de parada são elementos materiais que remetem ao vermelho, assim como a coragem, intensidade, paixão, calor, emoção, que são associações afetivas.

LARANJA

orange.gif

Associando a cor à fruta, a laranjeira exibe frutos e flores que são símbolos de fertilidade. Na China, o laranja é a cor da transformação. No budismo, esta cor é iluminação e representa o grau supremo de perfeição. Remete ao outono, desejo, luminosidade, euforia e alegria.

AMARELO

yellow.gif

Esta cor remete à alegria, espontaneidade, impulsividade e ao poder. Traz a luz, a palha e o verão como elementos materiais a que se remete, e tem a iluminação, idealismo e a espontaneidade como elementos afetivos. É uma cor conectada à prosperidade, riqueza e à divindade por associação ao dourado, além de ser a cor do Buda e do Imperador na China.

VERDE

green

A cor verdade contém a dualidade do impulso ativo e a tendência ao descanso. Sugere esperança, amizade e equilíbrio, além de possuir conexão com a Ecologia e a natureza. Remete a elementos materiais como a primavera e a folhagem, e a elementos afetivos como o bem-estar e o equilíbrio, a tranquilidade, natureza e a tolerância.

AZUL

blue.gif

De acordo com Ágnes Heller, professora de sociologia que possui várias obras publicadas, a cor azul é a mais lembrada quando os ocidentais querem se referir à simpatia, à harmonia, à amizade e à confiança. É a cor do céu, por isso é a cor do divino. Também remete à nobreza, tendo a expressão “sangue azul” se referindo às origens nobres. Indica sobriedade e profundidade, recolhimento e descanso. Lembra elementos materiais, como o mar, e elementos afetivos, como a serenidade e a fidelidade.

ROSA

pink.gif

Simboliza o encanto e remete à inocência, principalmente feminina por se tratar do nome de uma flor. É uma cor terna e suave muito utilizada em associações com o público infantil.

PRATA

silver.gif

Esta cor carrega sentidos de luxo e solenidade. É fortemente vinculada à lua e remete à sofisticação moderna, à tecnologia e significa atualização e modernidade.

DOURADO

golden.gif

A cor do ouro tem associações vinculadas à escassez (no sentido de poucos, exclusividade): dinheiro, luxo e até felicidade. É a cor da sofisticação por meio da nobreza. Para os cristãos, é uma cor que significa o sagrado. Fama e glamour também são elementos ligados à essa cor, tendo como exemplos premiações (Oscar, Globo de Ouro e outros).

E aí? Já sabe que cor vai usar na virada de ano?

happy new year 4.gif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: