Prêmio Doggueto da Cultura Hip Hop 2017

giphy.gif

Que música e cultura andam juntas todo mundo sabe. Mas e quando a música vem do gueto para outros corações? Assim ocorre com o Rap e o Hip Hop no cenário brasileiro, estilos que, apesar da riqueza, ficam muitas vezes às margens do que é convencional e popular.

Desmistificando tudo isso, a Doggueto, que vai muito além de ser apenas uma marca de roupas, também valoriza pessoas e grupos que fomentam a cultura hip-hop do Espírito Santo. E o “Prêmio Doggueto da Cultura Hip Hop 2017 tem o aluno Rodrigo Silva Conceição, do 4° período de Publicidade e Propaganda da FAESA, como concorrente na categoria “Melhor Veículo de Comunicação”.

rodrigo silva
O blogueiro Rodrigo Silva, da área de música, voltado para Rap e Hip Hop

Rodrigo, que promove um blog sobre rap e hip hop, Rap Nacional Music, considerado um dos maiores do estado, conta ter começado a desenvolvê-lo como hobby e para estimular a curiosidade. “Surgiu em 2007, quando abri uma conta na plataforma Blogger e criei o nome “rapnacionalmusic”. Não tinha noção de nada ainda, publiquei um CD para download do rapper Sabotage, e depois disso, esqueci o blog por uns 6 meses. Depois, quando resolvi olhar, eram milhares de acessos. Foi a partir daí que comecei a publicar CDs, etc. Criei um email pro blog e a partir desse momento recebi várias pautas, materiais para divulgação, propostas de parceria com outros blogs”, comenta ele.

Em conversa com o estudante, ele ainda menciona que

Acho que o grande salto diferencial foi que sempre apostei em artistas desconhecidos, artistas independentes sem apoio para divulgação. Eu conversava com esses caras e escrevia alguma matéria deles, divulgava os materiais deles no site utilizando também artistas já conhecidos como âncoras pra atrair novos acessos.”

Com o tempo, o blogueiro começou a realizar alguns investimentos para profissionalizar a sua página, que hoje é um site. “As demandas chegaram a um momento em que tinha muito acesso, bastante material nos emails, o que acontece até hoje. Nesse momento eu decidi investir no blog e aluguei um servidor, criei um domínio profissional. Passamos a ser vistos com mais autonomia depois disso”.

thumbnail_shot-20171129-24317-3hogxx
O blog Rap Nacional Music, um dos maiores do ramo

Dentre as parcerias notáveis, o blog contou com o rapper Emicida divulgando a marca criada por ele mesmo, chamada “Laboratório Fantasma”. Além disso, o trabalho do Rodrigo foi ganhando espaço e passou a apoiar eventos inclusive fora do Espírito Santo.

Ganhando reconhecimento e notoriedade, o blog aproveitou para difundir a cultura capixaba. “Foi o momento que busquei referências no cenário do hip-hop capixaba, descobri muita gente boa, de verdade, que merecia e ainda merece visibilidade, começamos então a divulgar artistas e grupos daqui do estado”.

Rodrigo expõe ainda que não conseguiu tudo sozinho. O estudante agradece em especial às contribuições de Alex Emissário, que é um rapper que o auxilia nas publicações e no acesso a contatos, por conhecer muita gente do meio. Também menciona Hadassa Nunes, que é aluna do curso de Jornalismo da FAESA e já fez excelentes matérias para o site.

Quando questionado sobre a influência do curso de Publicidade em sua atuação como blogueiro, primeiro Rodrigo responde que a dedicação dele faz valer à pena e que apesar disso não se vê como um redator. Acrescenta ainda que o que ele faz hoje faz parte do seu portfólio e também do currículo dos outros envolvidos.

Depois que entrei no curso de PP, aprendi muita coisa que apliquei no site, tanto da parte de interface e design, como também na comunicação mesmo, aplicando as técnicas aprendidas em sala de aula. Tornei um pouco mais profissional a forma de tratar as pessoas que entravam em contato, consegui ter um posicionamento do site como marca, a organização e separação do conteúdo, criei um media kit para aqueles que podem fazer um investimento na carreira”, completa o aluno desta instituição.

Rodrigo encerra a conversa demonstrando clareza e certeza em seus objetivos: “Tenho uma real noção do que eu estava e estou fazendo, porque até então, eu tinha um blog e escrevia lá, apenas. Hoje eu posso dizer que somos um veículo de comunicação de importância dentro de um grupo cultural e esta é uma visão que eu não tinha antes”.

thumbnail_premiodoggueto2017
Layout do prêmio. Rodrigo concorre na categoria de melhor veículo de comunicação! / Imagem: dnaurbano.com.br

Sobre o concurso especificamente, este teve início em 14 de novembro e as votações vão até 07 de dezembro. Em relação a estar entre os concorrentes, o aluno da FAESA manifestou surpresa e modéstia: “Só descobri que estava lá quando abri o link pra votar e dei de cara com meu blog.” Rodrigo pede ainda “Vote na gente!”.

 

Um comentário em “Prêmio Doggueto da Cultura Hip Hop 2017

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: