Diário dos cursos: conheça a Arquitetura e Urbanismo da FAESA

A arquitetura existe desde quando o homem começou a praticar o cultivo de alimentos e sentiu a necessidade de se alojar em um lugar, deixando a prática de ser nômade. Assim, ele começou a construir lugares para morar, transformando e evoluindo nos prédios modernos que estão em alta hoje. Portanto, o arquiteto tem o foco principal de planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos procurando melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, leva em consideração os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do ambiente.

Na FAESA, os alunos tem a oportunidade de absorver conhecimentos que os tornem um profissional apropriado a compreender as necessidades humanas, atuando com responsabilidade social e ambiental no que se refere a edificações, desenho, planejamento do espaço urbano, projeto paisagístico e soluções que compreendam criatividade, inovação, conhecimento estético, cultural e tecnológico. (Conheça mais sobre o curso de Arquitetura da FAESA)

giphy-2

O curso tem duração de cinco anos, com aulas no turno matutino, cujo objetivo é formar profissionais com visão ampla, com capacidade de atuar na solução de questões envolvidas ao ambiente urbano. O que ajuda nessa formação são as aulas interativas, que são dadas através de visitas técnicas a eventos, indústrias e feiras e a prática de projeto com base em situações e espaços reais. Além de contar com uma infraestrutura que acolhe as atividades acadêmicas, como a biblioteca (que possui uma mesa apropriada aos alunos de arquitetura), salas de aula com a mesa de desenho, laboratório de engenharia e arquitetura e casa modelo.

A casa modelo é um ambiente onde os alunos poderão aprender, na prática, a trabalhar com medidas e instalações reais de uma casa.

Isabela Sagrilo, de 22 anos, é estudante do nono período de arquitetura e nos relata que os alunos utilizam os laboratórios oferecidos pela FAESA, em média, durante uns 80% do curso, sendo o NAT (Núcleo de Aplicações Tecnológicas) mais usado.

Os alunos contam com um conjunto de ações na instituição e no dia a dia, os incentivando a entrar no mercado de trabalho. Através de programas desenvolvidos com empresas, pelo estágios conquistados, participação em eventos importantes da área e até mesmo incentivo ao aluno abrir o seu próprio negócio (escritório), reforçando que durante a graduação os professores estão sempre ao redor para dar apoio.

Professores

O curso conta com professores altamente qualificados, sendo eles mestres, doutores e especialistas, que passam todo o conhecimento para os alunos e os acompanham até a sua formação, oferecendo todo o apoio e incentivo para o seu crescimento. Não podendo esquecer que alguns deles trabalham na área da arquitetura e, assim, levam seus conhecimentos do dia a dia do mercado para as salas de aula.

Os professores são de grande contribuição para os alunos em relação ao mercado de trabalho, no sentido de nos dar uma base do que vamos enfrentar lá fora. Por exemplo, de relatos de fatos da vida deles que a gente pode enfrentar e, assim, nos alerta do que fazer se passarmos pelas mesmas situações. Os professores são de excelentíssima qualidade, são muito bem estruturados para estarem lá e são pessoas que você leva para a vida. Hoje eu sei posso contar com eles até mesmo com problemas de projetos de fora”, conta Isabela.

O curso na perspectiva dos alunos

thaissa
Thaissa Mattos pelo corredor da FAESA

Thaissa Mattos tem 19 anos e é aluna do segundo período de arquitetura na FAESA. Logo depois que ela entrou no curso, se identificou com paisagismo e a arquitetura de interiores (profissional responsável principalmente pela decoração). Ela nos relata que gostaria de trabalhar com móveis personalizados com seu nome. “A minha expectativa está sendo muito alta, pois percebo que o fato de estudar na FAESA já me coloca no mercado, além de ser muito bem preparada para tal”, diz a estudante.

Thaissa nos diz que as aulas são muito práticas e interativas, tanto nas disciplinas teóricas quanto nas práticas.

Na disciplina História da Arte, por exemplo, fomos ao Centro de Vitória, visitamos o teatro Carlos Gomes e as igrejas para estudarmos a arquitetura mais de perto e sair da monotonia dos slides das salas de aulas”, diz a estudante.

thaissa desenho
Desenho de uma folha feito pela aluna na aula de Desenho de Observação

Ela nos relata que os professores são muito qualificados. Um exemplo é o Emílio Aceti, cuja disciplina é desenho de observação, que ensina, além das técnicas de desenho (capacidade de obervação de forma, luz e volumes), a principal característica que o aluno aprende é a capacidade de observar os detalhes da vida real, ou seja, a imagem não é tomada através de uma fotografia ou da imaginação do artista, o objeto é real e deve-se aprender a observá-lo atenciosamente para chegar ao resultado final.  Assim, esses elementos fazem muita diferença no projeto que irá entregar para o cliente, pois, ao observar a vida real, seus desenhos e croquis ficam com a qualidade cada vez melhor, atraindo clientes.

IMG_5815
Isabela Sagrilo, aluna do 9º período de arquitetura

Contudo, também entrevistamos a aluna Isabela Sagrilo. Elas nos conta que é apaixonada no que faz, porém, depositou uma expectativa muito grande no quesito de aprofundamento das matérias da arquitetura. “Como eu vim do Design de Interiores, eu já tinha um certo foco, achei que eu ia me aprofundar nessa área cursando arquitetura, o que não aconteceu, porque o curso oferece uma visão muito ampla. Por exemplo, eu prefiro a parte de interiores, mas também tive cálculos estruturais”. No entanto, isso não é uma desvantagem do curso, muito pelo contrário, é uma característica da arquitetura, porque, de modo geral, é um curso de gerenciamento.

Eu vi de tudo um pouco e isso é muito bom, porque hoje, quase me formando,  eu tenho base para conversar com qualquer tipo de profissional, então isso é um ponto super positivo do curso”, diz Isabela.

Ela pretende ingressar em mestrado no curso de especialização logo após se formar na faculdade, pois acredita que a Arquitetura é movida pela inovação. “É uma área que não dá para parar de estudar”. Pretende continuar com seus projetos, que são divulgados em seu instagram @i.sdesign, pois já é designer e trabalha no ramo. “pretendo me formar em interiores, é o que sou apaixonada e o que mais tenho conhecimento”.

Sobre os projetos passados em aulas, de acordo com Sagrilo, são de suma importância, pois prepara o aluno para o mercado de trabalho, princialmente aqueles que querem seguir essa área de arquitetura. Ela acha importante pelo fato de ajudar na formação do perfil do arquiteto. “Se, depois da graduação, o aluno quiser se especializar em uma certa área fica mais “fácil”, pois, de certa forma, já foi visto e trabalhado na faculdade”.

IMG_5814
Isabela participou do concurso Brysa By Me da loja Canto e Encanto, no qual a proposta era montar um ambiente em apenas uma hora, utilizando os mobiliários da marca Brisa Casa

O projeto que foi de maior importância, para ela, foi a de detalhamento, que, segundo ela, a ajudou porque trabalha com um projeto verídico. Está tendo um concurso na sala de aula para a aplicação desse projeto, o que gera uma vontade de os alunos apresentarem propostas ainda melhores, fazendo com que eles se exercitem mais essa parte do trabalho.

O de detalhamento é o mais importante para mim porque é o projeto todo até o final que você precisa entregar para o cliente, com perfeitas condições e detalhes. Se você não passar por ele, então não é um bom profissional. Assim, é o mais relevante para a minha carreira”, conta a aluna.

Trabalhos voluntários

Fundadora e professora da Aula de Forró, Isabela participa desse trabalho como voluntária há três anos e meio.

Por ser um projeto cultural que traz diversão, arte e cultura, faz com que a gente relaxa em meio ao ambiente massante da faculdade. Alunos e funcionários que participam sempre me diz que sai de lá com as energias renovadas. Assim, me ajudou muito nesse sentido”, diz a aluna.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: