Novo dicionário de gírias

Em 2017, vimos que a nova geração está cada vez mais atenta ao mundo tecnológico. À medida que o tempo passa, novas descobertas são feitas pelas pessoas. Além dessas inovações integradas ao cotidiano, novas palavras e gírias vão surgindo e aumentando o vocabulário das pessoas.

Existem vários grupos nas redes sociais que são o berço de novas gírias. Geralmente isso acontece porque pessoas de vários lugares do país (e, talvez, do mundo) interagem entre si e trocam termos e palavras de suas regiões que não são conhecidas em outras cidades.

Com a intenção de melhorar o convívio das pessoas e esclarecer alguns termos, montamos um dicionário de palavras (novas e algumas nem tão novas) que surgiram recentemente no ambiente digital. Provavelmente você conhece alguém que fala uma (ou várias) delas, então talvez seja mais fácil de entender. Para aqueles que não fazem ideia do significado dessas gírias, esse é o seu momento!

Tour

tour.gif

Em tradução literal, “tour” quer dizer “turnê” em português e significa uma viagem geralmente feita em grupo (músicos, companhias de teatro) por vários lugares do país/mundo. As pessoas comumente usam essa palavra quando alguém cria um post que elas se identificam com o assunto, por exemplo: Morangos: amor ou ódio? e vários usuários curtem ou não a publicação. Alguns até deixam comentários sobre isso.

Embuste

embuste.gif

Jogando a palavra no Google, ela significa “mentira ardilosa” e é bem isso mesmo. Uma pessoa chamada de embuste quer dizer que está dando o golpe em alguém (fingindo ser um amorzinho e na realidade ser totalmente o contrário disso, por exemplo), atrasa a vida da pessoa, faz de tudo para ser alguém ruim. “Embuste” pode ser definido também como um “boy lixo”.

Deus me dibre/Deus me free/Deus me defenderay

deus me dibre 2.gif

Deus me dibre um micão desses!

Todas essas frases são derivadas de “Deus me livre” e quer dizer a mesma coisa que a frase original, mas os novos jeitos de dizê-la são mais legais e mais usadas atualmente para repreender alguma coisa da vida delas.

Crush/Contatinho

gal gadot chris pine.gif

A Gal Gadot é a gente olhando pro crush

Crush é aquele (a) ser humaninho que você está interessado (a), podendo ser correspondido ou não. Já o contatinho é aquela pessoa que você possui o número salvo no celular e acha que vai dar algum resultado disso (um encontro, por exemplo).

@

@ 2.gif

O arroba é um símbolo do teclado usado na internet em e-mails. Atualmente, essa marca é utilizada em frases como se a pessoa estivesse mandando uma indireta para outra, querendo ser superior a ela ou só querendo chamar a atenção do crush. Exemplo de frase em que pode ser usado: Comprei um litrão pra essa sexta, você quer @?

Atenta

atenta 3.gif

Esse adjetivo quer dizer que uma pessoa está dedicando sua atenção ao assunto ou espera por mais notícias sobre o tópico. Nos grupos das redes sociais, muitos usuários costumam comentar na publicação “atenta” para receber as notificações de mudanças na história, caso tenha algum desfecho no post que ainda não se sabe qual é.

Berro

berro 2.gif

As pessoas falam “berro” quando alguém joga na roda uma informação constrangedora ou joga na cara alguma coisa. Costuma ser muito usado quando uma pessoa quer expor outra no meio de alguma reunião ou encontro entre amigos/família e acaba anunciando algo que não deveria…

Pistola

3-19

Não, neste caso esta palavra não tem relação com o objeto em si. “Pistola” quer dizer que a pessoa está bem irritada, num nível bem acima da irritação normal, e pode “estourar” a qualquer momento.

Ué / eita / vish / oxe

eita 2.jpg

São palavras muito utilizadas geralmente quando não se sabe muito bem o que comentar. Servem para causar um pouco de impacto em algumas ocasiões específicas.

Ranço

ranço.gif

Um cheiro peculiar ao que é ou está úmido ou privado de renovação do ar é uma das definições encontradas pelo Google para esta palavra. O problema, porém, é que o ranço é um sentimento sem explicação, mas que possui níveis. O primeiro passo para ter ranço de alguém é começar a achar a pessoa desinteressante e irritante. Junto a isso, o segundo passo envolve não querer a pessoa por perto. O terceiro passo une os dois primeiros e a irritação até com a respiração da pessoa, além de achar tudo o que ela faz inútil para o mundo. E olha que esses são apenas os passos iniciais para se ter ranço!

Cansada/exausta

exausta_2mugZat

Deve ter sido uma das palavras mais ditas no final deste ano e quer dizer exatamente o que significa: cansada de estudar, cansada de trabalhar, cansada de várias coisas. Agora é assim: em qualquer lugar, a gente tá dormindo. É o nível máximo de cansaço.

Claro que existem muitas outras gírias e palavras que a gente não conhece e ainda vão surgir muitas mais! Este é um momento que as pessoas ainda estão descobrindo o alcance da internet e onde podem encontrar lugares confiáveis para trocar ideias com indivíduos que moram longe.

Os grupos nas redes sociais têm sido ótimos lugares para, além dos usuários se tornarem amigos, aumentar o vocabulário e ficar mais antenado nas coisas que vêm sendo criadas ao longo do tempo com tanta tecnologia ao nosso dispor.