5 pratos diferentes para comer no Natal

Texto escrito pela aluna Michelli Angeli para a disciplina de Webjornalismo, ministrada pela professora Marilene Mattos.

Dá para inovar, com ingredientes sofisticados, a tradicional – e ultrapassada – Ceia de Natal

Natal é a época mais especial e aconchegante do ano. Reunir a família, lembrar de receitas passadas de geração em geração e preparar uma ceia inesquecível para passar a noite do dia 24 de dezembro é uma tradição universal.

E, apesar da crise, vale a pena investir em um banquete irresistível. A chef de cozinha e dona do restaurante Enseada Mediterrâneo, Luiza Sampaio, deu dicas de cinco pratos sofisticados e com ingredientes diferentes para mudar o visual tradicional da mesa para a ceia. Confira!

1. A ideia de Luiza para a salada é uma combinação de iogurte natural, limão, uma pitada de sal, pimenta a gosto e tomilho, acompanhado de croutons, quadrados de pão fritos ou assados com óleo ou manteiga.

michelli 1

2. Para a carne, o prato principal, ao invés do tender tradicional, a dica é um salmão assado com ervas, coberto por uma mistura de pão e ovo. A chef ainda frisa que a dica é boa para quem não come carne vermelha ou para quem segue dietas, como a low carb, em que o prato também se encaixa. É só retirar o pão da receita. Uma delícia!

michelli 2.jpg

3. Como guarnição, um nhoque de batata baroa ou aipim é a sugestão especial para reunir a família na cozinha. De fácil preparo, até as crianças podem participar e tornar a data ainda mais especial.

michelli 3.jpg

4. E você gosta do sabor agridoce, que muita gente incrementa no Natal? As polêmicas uvas passas ou a maçã na salada de maionese podem sair do menu. A romã pode é uma saída para quem não gosta do sabor diferenciado do doce com o salgado. Faça uma salada de maionese e salpique a fruta por cima para finalizar.

michelli 4.jpg

5. Que tal surpreender ainda mais a família com uma sobremesa que, com certeza, todos vão amar? A chef Luiza finalizou as dicas com uma ideia que ela mesma faz muito: um pudim com amêndoas. Prepare um pudim tradicional e, antes de ir ao forno, adicione as amêndoas picadas. Elas vão afundar e formar uma camada deliciosa que transformará uma receita simples em uma sobremesa para fechar a noite de Natal com chave de ouro!

michelli 5.jpg