3 ingredientes que substituem carne, lactose e glúten da Ceia de Natal

Texto escrito pela aluna Laís Magesky para a disciplina de Webjornalismo, ministrada pela professora Marilene Mattos.

Dá para comer nas festas de fim de ano sem sentir o desconforto provocado pelo leite, farinhas brancas e carne vermelha

Sem tocar no assunto da onda fitness, tem gente que tem problemas com glúten, lactose e carne. Até porque, vamos combinar: ninguém quer perder tudo o que conquistou com as dietas durante o ano só nas festas de Natal e Réveillon, não é mesmo?

Acontece que, no fim de ano, o que não falta é leite, carne vermelha e farinhas. Mas, substituindo poucos ingredientes, dá para ter uma ceia mais leve e livre (e solta, como Pabllo Vittar). A ordem é criatividade para criar novas receitas. Para facilitar, a reportagem conversou com a chef do restaurante Enseada Mediterrâneo, Luiza Sampaio, que deu três dicas para criar pratos espetaculares neste fim de ano. Confira:

No lugar da carne…

…também fonte de proteína, os grãos de quinoa podem ser a saída para substituir a carne. Pensando nisso, dá para cozinhar uma abóbora e recheá-la com essa semente misturada com castanhaspassas. No lugar da quinoa, para quem preferir, o palmito também é outra opção. O legume, neste caso, pode ser servido inteiro e em porção individual.

laís 1.jpg

Ao invés da farinha…

…a farofa é quase elemento essencial do Natal e do Réveillon. Mas como substituir a farinha? Fácil: farinha de coco feita em casa. Nesse caso, o coco é batido no liquidificador, separar o líquido do sólido e deixar o que é sólido ficar totalmente seco. Com isso, processar ainda mais esse ingrediente até que a consistência dele fique parecida com a da farinha. Depois de pronta, a farinha de coco entra em qualquer receita no lugar das farinhas brancas – e ainda com um gostinho especial.

laís 2.jpg

Xô, lactose!

Além de quem tem intolerância, tem gente que decidiu abolir a lactose da vida porque, realmente, o leite e os derivados provocam um desconforto em muitas pessoas. Sabe aquele quibe recheado com requeijão? Pois é. Ele também pode ser recheado com tofu. Aliás, é o tofu que vai entrar nas receitas substituindo qualquer queijo e, assim, é só adicionar temperos e outros condimentos à vontade para dar um sabor mais característico ao novo ingrediente.

laís 3.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: