Dobradinha: dá para aproveitar a Ceia de Natal no Réveillon?

Texto escrito pelo aluno Pedro Permuy para a disciplina de Webjornalismo,
ministrada pela professora Marilene Mattos.

De tomate gratinado até Clericot: dá para fazer de tudo com o que sobre da Ceia do dia 24 de dezembro

Qual é a casa que come a Ceia de Natal inteira na noite do dia 24 de dezembro? Pois é. Não é difícil encontrar uma família que tenha que lidar com aquela montanha de comida no dia 25, 26, 27… mas aí já é quase Réveillon. Então, por que não aproveitar esses quitutes direto no Ano Novo?

O arroz à grega pode virar o recheio de um tomate gratinado ou ainda um arroz de forno cremoso. A salada de bacalhau pode se transformar em uma entrada para ser servida com torradinhas e até a rabanada pode aparecer “dobrada” no Réveillon com uma cara nova – e sem muito trabalho.

A reportagem consultou a chef do restaurante Enseada Mediterrâneo, Luiza Sampaio, e separou quatro dicas de como deixar o prato de Natal com uma roupagem diferente no Ano Novo. É importante que todos esses alimentos sejam conservados congelados e devidamente guardados em vasilhames separados. Confira:

Tomates gratinados

Sabe aquele prato de filme? Pois é: o tomate gratinado é um deles. Você pode pegar o arroz à grega que sobrou do Natal, misturá-lo com molho branco, rechear os tomates e cobrir cada um com um pouco de queijo ralado. É só levar ao forno e servir como uma bela entrada.

pedro 1.jpg
Tomates recheados com arroz à grega e molho branco / Foto: divulgação

Arroz de forno

Ainda na pegada do arroz à grega que foi feito no Natal, esse mesmo prato, misturado com um creme branco e queijo ralado, sem rechear nada, pode ir ao forno e virar quase um risoto. É que, dessa forma, ele vai ficar cremoso e pode ser servido como acompanhamento de alguma carne ou legumes feitos no vapor.

pedro 2.jpg
O arroz à grega também pode se transformar num arroz de forno com legumes / Foto: divulgação

Brandade

Esse é o nome que leva uma espécie de patê feito com bacalhau. Nesse caso, aquela salada de bacalhau feita para a Ceia do dia 24 de dezembro vai ser triturada (inteira, inclusive com as batatas) e ser misturada com um pouco de queijo ralado. A pasta que vai ser o resultado desse mix pode ser servida com torradas ou biscoitos para a entrada do jantar de Ano Novo.

pedro 3.jpg
O bacalhau pode ser aproveitado para fazer um brandade (espécie de patê) / Foto: divulgação

Sorvete de rabanada

Item imprescindível na sobremesa do Natal, a rabanada pode, sim, ser aproveitada no Réveillon. Para isso, que tal um sorvete? Você pode, numa travessa, acomodar as rabanadas como se estivesse forrando o vasilhame, colocar sorvete do sabor que preferir em seguida e desenformar. Pronto! Você ainda vai ter um doce muito bonito.

pedro 4.jpg
Já imaginou ter sorvete com rabanada? / Foto: divulgação

Clericot

As furtas que geralmente aparecem no Natal também não são desperdiçadas e dão lugar a um drink delicioso para comemorar a chegada do Ano Novo. Todas as frutas podem ser limpas, congeladas e no Réveillon é só misturar: vinho branco ou espumante, um pouco de licor Cointreau e adicionar as frutas.

pedro 5.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: