Dentre os projetos de extensão oferecidos aos alunos dos cursos de Comunicação Social da FAESA está a TV FAESA, criada há 19 anos. Mesmo com excelentes produtos audiovisuais lançados, a redação da TV pedia uma cara nova. Foi aí que o estudante e estagiário Pedro Amâncio entrou em cena como porta voz do grupo: aproveitou uma visita do Magnífico Reitor Alexandre Nunes Theodoro à redação e solicitou “um banho de tinta”. O resultado não poderia ter sido melhor, o novo espaço ficou incrível.
E para comemorar a reinauguração foi realizada uma verdadeira festa no dia 13 de março, que contou com transmissão ao vivo para as redes sociais. A celebração teve início com um vídeo produzido pela equipe do setor, que juntou, em apenas um minuto, trechos de gravações ocorridas nos últimos 19 anos. Depois desse momento de emoção e gratidão, foi dada a largada para discursos e depoimentos carinhosos.
Quem abriu o momento de sorrisos e lágrimas foi o Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Paulo Roberto Soldatelli da Silva. Em seguida, William de Oliveira, coordenador do projeto, contou sua história à frente do grupo e também falou sobre a reestruturação da TV FAESA.

Depois, foi a vez dos alunos Karen Benício, uma novata que ficou 4 meses no estágio e Pedro Amâncio, um veterano que passou três anos no projeto, abrirem seus corações e contarem um pouco do que o estágio significou para eles. Karen, do terceiro período de Jornalismo, contou que a TV abriu portas para o mercado externo, fazendo com que fosse aprovada para estagiar junto ao Gazeta Online. Já o Pedro revelou que descartou convites para seguir o sonho de permanecer no ambiente de trabalho que ele sempre idealizou. Para dar sequência, o Reitor Alexandre finalizou a solenidade e deu abertura à sessão de confraternização, com bolos, abraços e recheios.
Entrevista com o Coordenador do projeto

Em conversa iniciada antes da abertura oficial da festividade, William de Oliveira contou que a TV FAESA vem ampliando cada vez mais o alcance de suas informações e que isso sensibilizou a instituição a entender o projeto de extensão como uma parceira e como uma referência.
A TV FAESA vem a cada ano tentando se alinhar com a Comunicação que tem sido feita não só dentro da instituição, difundindo tudo o que acontece aqui em termos de pesquisa, de eventos acadêmicos, principalmente pelo Universo FAESA. Nossa comunicação também tem chegado lá fora, temos feito alguns trabalhos que têm tido esse alcance”.
O professor acrescenta ainda que o trabalho dos alunos, que o desempenham como se estivessem num laboratório, é feito de igual para igual e acaba por inspirar futuros alunos. “Virou uma marca bastante importante, principalmente pelo protagonismo do aluno, por cumprir os princípios da FAESA e por produzir conteúdo audiovisual jornalístico e também de entretenimento, como o caso do quadro Na Garagem”, complementa William.
Acerca da repaginação do ambiente da redação o docente relata que “está um pouco diferente” e que isso facilitará o processo de construção do profissional multimídia, que tenha capacidade de fazer um pouco de tudo.
Não como uma sobrecarga, mas sim como um destaque de valores que o mercado está de olho. Hoje o mercado quer um profissional plural, que é um profissional que vai da pauta, à produção, à execução, à edição. E aqui eles fazem totalmente isso, fazem todo o processo. Aqui não tem o pauteiro, o produtor. As vezes um único aluno é o pauteiro, o produtor, o repórter, o câmera e o editor. Então esta aquisição de conhecimentos de exercício prático tem tornado a gente um diferencial, não só dentro da instituição, como fora também.”

William ainda ressalta que se enche de orgulho do caminho que tem sido trilhado pelo projeto. “Hoje teremos um depoimento de uma aluna que, com 4 meses aqui, foi aprovada no Gazeta Online e levou o portfólio lá pra fora. Isso é muito enriquecedor pra gente. Isso pra mim, que coordeno o projeto, me dá profundo orgulho. Porque não é a minha cabeça que está funcionando. A minha cabeça é uma cabeça gestora, provocadora. Mas aqui é o próprio aluno como protagonista, ele usando a linguagem dele, uma linguagem atual”, prossegue o coordenador da proposta.
TV FAESA no mundo real
Ainda em debate com William de Oliveira, restou claro que a TV FAESA não se restringe às fronteiras universitárias. Houve matéria do projeto exibida pela TV Brasil, como o caso da “Coleta Legal”, que chegou ao continente europeu.
E, vez por outra, como a gente está na internet e nas redes sociais, facilmente a gente bate o mundo. E a gente tem dado uma crescida significativa, por ocasião de, por exemplo, a cobertura do Festival Sérgio Sampaio no ano passado, que a gente vai renovar a parceria esse ano. Numa única apresentação do show do músico André Prando a gente teve mais de 45.000 visualizações e isso bate lá fora”.
O professor contou ainda que a mesma TV que começou há 19 anos, sendo também veiculada em canal a cabo, hoje está disponível para dispositivos móveis e em diversos lugares ao mesmo tempo. Ficou claro também que muito além de buscar número de acessos, a ideia do projeto almeja a qualidade do que vem sendo produzido.
Muito obrigado pela bela cobertura e pela constante parceria. William de Oliveira
CurtirCurtir