Professor do Curso de Comunicação Social lança livro sobre Teatro

Fotografia indicando o Lançamento do livro do professor Felipe Dall'orto Curta a cena ou cenas curtas na próxima quarta feira
Lançamento do e-book / Foto: divulgação

O livro digital Curta a cena ou cenas curtas do professor de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Felipe Dall’orto será lançado na amanhã (21/03) às 17 horas na Agência Integrada da FAESA. A compra do e-book já está disponível no site da editora Clube de Autores.O obra é composta por uma coletânea de dez peças de teatro com temas do cotidiano, que variam da comédia ao drama.

Dentre os textos contidos no livro, nove já foram montadas para apresentações cênicas. Em contrapartida, a obra ainda possui uma inédita que nunca foi ao palco. Segundo Felipe, são histórias que ele quis contar e encontrou, no teatro, uma ferramenta perfeita para essa realização.

Inspirações

Por escrever dez peças diferentes, os temas vem de distintas inspirações, ou alguém contou uma história para Dall’orto ou se encantou por um livro em que estava lendo e fez uma adaptação para o teatro.

De alguma forma eu vivenciei aquele momento e o transformei em drama. Além disso, costumo dizer que as pessoas são repletas de conteúdos inspiradores, desse modo eu observo algo acontecendo e consigo transformar isso em um produto como esse”, diz o professor

imagem ilustrando a capa do livro do professor Felipe Dall'ortoPor exemplo, uma das dez peças do e-book foi inspirada no livro “Entre quatro paredes“, de Jean-paul Sartre. E as outras histórias, o autor tirou a partir de suas vivências e experiências (ou de outras pessoas) que o edificou de alguma forma e que agora está disponível para todos poderem aprender.

Por que e-book?

O livro digital na internet possibilita a ampliação do público atingido. Com a divulgação online da obra ela acaba sendo viralizada nas redes e alcançando pessoas que tem interesse por peças teatrais e por dramaturgia, nesse sentido, o livro físico não teria o mesmo impacto que a obra digital.

Público alvo

O público alvo são os estudante de teatro, pessoas que gostam de literatura e de dramaturgia.

Não encontramos muitas pessoas lendo peças de teatro, eu mesmo só comecei a ler e dar valor a esses trabalhos quando fiz aula de teatro, mas confesso que lendo esse tipo de obra acaba acrescentando ao repertório cultural da pessoa, uma vez que é uma linguagem diferente de outros tipos de textos”, relata Dall’orto

De onde surgiu a ideia da publicação do livro

Felipe foi fortemente influenciado pelo Victor Mazzei, professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA. Desse modo, o autor já possuía o material pronto, sendo que a última foi escrita no ano passado (2017) e a primeira faz dez anos.

Eu estava com o material guardado, e no momento em que Mazzei me provocou para fazer a postagem, escolhi essas dez peças”, diz o autor do livro

Sentimentos do autor

Felipe Dall’orto diz que está muito animado para lançar seu livro digital, porque percebeu a quantidade e a qualidade de histórias contidas na construção dessas peças teatrais, e essa é a oportunidade perfeita para tornar público o que tanto significa para ele.

São histórias que não construí sozinho, então estou muito animado para contar o que eu vivi no teatro, de relembrar das pessoas que fizeram parte da minha construção”, comenta Dall’orto

Além disso, ele espera que suas histórias sejam lidas e interpretadas por outras pessoas, uma possibilidade dessas peças serem usadas para montar espetáculos. Fazer com que elas ganham vidas nos palcos.

Estou um pouco ansioso e muito satisfeito com o resultado, então estou seguro. O fato de ser histórias que eu gosto muito me passa essa segurança. De vez em quando bate o nervosismo, mas isso é normal, até quando o ator é mais experiente e sobe no palco, bate aquele frio na barriga. Então acho que na quarta feira vou estar mais ansioso ainda”, desabafa o escritor

Com essa energia positiva, Dall’orto diz estar muito empolgado para o lançamento e que já pretende lançar outro livro ainda neste ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: