Spark: Plataforma une influenciadores e empresas

Em coquetel realizado no dia 13 deste mês, na sede da TV Vitória, na Praia do Canto, foi lançada oficialmente a nova plataforma virtual intitulada Spark, que consiste em um site especializado em aproximar influenciadores digitais das várias áreas de atuação às empresas interessadas nos serviços por eles prestados.

Homem e mulher brindando com taças de espumantes e cerejas dentro
Estudante de Jornalismo da FAESA esteve presente no evento junto ao seu colega do blog TrilhasESaboresOficial

Até o momento já são cerca de 200 cadastrados no estado e há possibilidade de interação entre estes usuários capixabas e o mercado nacional e internacional, sendo que a marca já está presente em 12 cidades ao redor do mundo.

Além disso, a ferramenta se utiliza de métricas que levam em consideração a proporção do engajamento dos perfis dos influenciadores, quantificando os valores ideais para cobrança por serviços de divulgação em suas redes sociais. Caso o usuário discorde de algum valor de serviço (exemplo: fazer um post publicitário para o Instagram por R$ 100), há possibilidade de ele mesmo alterar e cobrar menos ou até mais.

 

 

Presente no evento, a estudante de Jornalismo do 3º período e também estagiária do FAESA Digital, Isabella Arruda é blogueira à frente do HiperglicemiaOficial e lançou recentemente um canal no Youtube. Ela conta que a experiência no evento da Spark foi extremamente proveitosa.

 

É muito bom poder ser convidada para um evento como esses, de certa forma demonstra que nosso trabalho vem valendo à pena e gerando engajamento. Além disso, participar de propostas assim traz um networking que dificilmente seria propiciado com tanta facilidade de outra forma”.

O evento de inauguração contou com coquetel e palestra sobre o funcionamento da plataforma, ministrada por Raphael Pinho, diretor-geral da marca, além de ter reunido diversos blogueiros, youtubers e empresários dos mais diversos segmentos, dentre eles: moda, turismo e gastronomia.

O que é um digital influencer

Para ilustrar a temática que tem se tornado cada vez mais popular, cabe explicar de forma detalhada o que vem a ser um “influenciador digital”. Esta figura pode ser representada por um personagem que se torna conhecido nas redes sociais e que é responsável por gerar conteúdo de interesse e, como consequência, faz com que seu público-alvo acompanhe suas postagens de forma recorrente.

De forma mais técnica, é influenciador aquele que de fato influencia e é capaz de até mudar posicionamentos dos adeptos aos seus canais de transmissão. Para ser mais preciso na quantificação de engajamento gerado por algum desses personagens, há algumas ferramentas, como é o caso do Klout, um algoritmo capaz de avaliar níveis de influência.

Destaca-se, antes de tudo, que o conteúdo deve ser sempre mais importante que a forma apresentada, desse modo, mais vale ter autoridade sobre o assunto que o influencer pretende tratar e buscar sempre conhecimento. Esta é uma área que você, estudante de Comunicação, ou interessado pelo estudo de marketing, poderá levar vantagem!

Quer saber mais sobre o assunto? Dá uma lida no artigo apresentado no Intercom pela aluna de Publicidade e Propaganda, Cristiane Rubim.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: