Entre os dias 1 e 22 de abril acontecerá a 5a edição do Festival Santa Teresa Gourmet, no município de Santa Teresa, região de tradição e primeira cidade de colonização italiana no Brasil, localizada nas montanhas capixabas. À partir do dia 19 o festival tomará o miolo do município e contará com aulas-show, food trucks e muito mais!
Para dar início à experiência que promete ser inesquecível, Blogs e Imprensa, junto ao Chef e apresentador da TV Vitória Alessandro Eller, estiveram presentes no dia 15/03 ao município da região serrana. Tudo começou no Ristorante Giardino, que apresentou um belo risotto que poderá ser apreciado durante a festividade.

O risotto italiano contou com a seguinte composição: linguiça artesanal da região, queijo tipo Grana Padano, tomates cereja, pimentões, alho poró e bacon crocante, servidos numa encantadora cestinha de parmesão. De sobremesa, ainda tinha uma Banoffee Pie, torta recheada de banana e com um doce de leite muito mais gostoso do que esses que a gente encontra em supermercado.
Do Giardino seguimos para o Senac recém inaugurado, que conta com ampla cozinha industrial. Lá foi possível acompanhar o preparo dos vários pratos que estarão disponíveis durante o festival, inclusive os realizados com carinho e tradição por senhoras da terceira idade do município: como um tortelli feito de abóbora e um agnolini bem italiano.
Importante destacar que o festival deste ano contará com eleição online do melhor prato, o que promete deixar o evento ainda mais emocionante e o sabor dos pratos ainda mais caprichado. Essa festa não dá pra perder!
Turismo em Santa Teresa

Com imóveis tombados como patrimônio histórico e de colonização italiana, as ruas de Santa Teresa são cheias de charme e configuram uma atração disponível a todos os visitantes, com destaque para a famosa Rua do Lazer, que conta com excelentes opções de gastronomia. Já a praça Augusto Ruschi, a principal no município, além de ser uma “graça”, fica próxima do Museu Mello Leitão.
O museu, verdadeiro tesouro de Santa Teresa, foi criado pelo pesquisador Augusto Ruschi e hoje é administrado pelo Governo Federal. Lá está guardada extensa área de floresta preservada, um verdadeiro colírio para os olhos! Também é possível encontrar animais, como aves e tartarugas, e encantar a todas as crianças.
Para os paladares mais refinados e alcoólicos, o município oferece a vinícola Cantina Mattiello, lugar que permite agendamento de visita para degustação dos vinhos. E, nesta temática, visita obrigatória é a Claid’s Biscoitos, que já conta com mais de 20 anos de existência e sucesso. Na entrada da cidade é possível encontrar a fábrica, anexa a uma loja que possibilita a degustação de seus produtos.
Para quem procura aventura, é possível aproveitar a Rampa de Voo Livre Amauri Fernandes, pertencente ao circuito Caravaggio. Na rampa há opções de saltos de parapente numa vista privilegiada. E ao longo do circuito, há ainda a Casa dos Espumantes, a Cachaça da Mata, a vinícola Tomazelli e o Sítio Romanha, que vende desde artesanatos até licores.